Governo adia novamente exigência de prova de vida de aposentados federais

Adiamento da prova de vida para aposentados federais não se aplica a quem já está com o pagamento cancelado na presente data. Saiba mais.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Ministério da Economia adiou novamente a exigência de prova de vida de aposentados federais até o dia 31 de março, como medida de enfrentamento à pandemia.

O recebimento dos proventos ou pensões por aposentados e pensionistas da administração federal e de anistiados políticos civis não será afetado.

Publicada nesta quarta-feira, 27, no Diário Oficial da União (DOU), a instrução normativa não se aplica a quem já está com o pagamento suspenso na presente data.

Com informações da Agência Brasil.

Quem tiver pagamento suspenso poderá solicitar o restabelecimento excepcional

Aqueles que por acaso tiverem o pagamento suspenso a partir desta quarta, podem solicitar o restabelecimento excepcional por meio da página do sistema de gestão de pessoal do governo federal, o Sigepe.

Para isso, basta acessar o módulo de Requerimento do Sigepe e selecionar o tipo de Documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid-19”. Então, o beneficiário será comunicado por e-mail da aceitação do requerimento. O Ministério estabelecerá um cronograma de recadastramento para depois desse período.

Até 31 de março, também fica suspensa a realização de visitas técnicas para fins de prova de vida.

Saiba mais sobre a prova de vida do INSS

Desde 2012, os beneficiários do INSS precisam comparecer a cada 12 meses a uma agência bancária para fazer a prova de vida. Assim, quem não comprova que está vivo, tem o benefício bloqueado.

O objetivo disso é dar mais segurança ao cidadão e ao estado, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

Quem não consegue comparecer à agência por motivos de doença ou dificuldades de locomoção pode realizar a comprovação por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Basta fazer a solicitação pelo telefone 135.

Aproveite e leia também: “Portal Meu INSS: aprenda a usar os serviços mais procurados”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a suspensão da exigência de prova de vida para aposentados federais? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp