Nubank alerta sobre golpe no PIX de “transferência em dobro”

De acordo com a Nubank, os vídeos e as mensagens que falam sobre o “bug” de transferência em dobro se tratam de um golpe no PIX.

Isabella Proença
Isabella Proença

O Nubank alertou os usuários sobre um novo golpe no PIX, sistema de pagamentos instantâneos lançado em novembro do ano passado pelo Banco Central.

De acordo com a empresa, criminosos especializados em golpes desse tipo compartilham e divulgam mensagens e vídeos sobre um suposto “bug” em que o PIX permitiria que o usuário recebesse dinheiro em dobro na conta caso a transferência fosse realizada com uma chave aleatória.

Continua após a publicidade

Entenda.

O golpe no PIX

Segundo a Nubank, esse esquema tem o intuito de induzir os novos usuários desse meio de pagamento eletrônico a transferirem dinheiro para as contas dos próprios golpistas.

As mensagens compartilhadas costumam chamar a atenção desses usuários ao afirmarem que, devido a falhas no software, o PIX permite a transferência de dinheiro em dobro para outra conta.

“Na mensagem, os golpistas explicam que, para o bug dar certo, é necessário enviar dinheiro para determinadas chaves específicas. Após isso, eles compartilham supostos números que funcionam”, explicou o banco digital em publicação no blog oficial.

No entanto, a verdade é que as chaves divulgadas são das contas dos próprios golpistas. Ou seja, quem transfere o dinheiro para essas chaves a fim de “testar” se o bug realmente funciona, está mandando dinheiro diretamente para as mãos desses criminosos.

A fintech, em resumo, explica que “não existe o tal bug do PIX ou das chaves aleatórias”.

“Os criminosos usam a chamada “engenharia social”, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber a transferência”, completa.

“Os vídeos, em especial, costumam utilizar truques para convencer os incautos, exibindo uma transferência quando na realidade são feitas duas para mostrar o suposto resultado “em dobro”, conclui.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece no universo financeiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.