Golpe do empréstimo consignado: saiba se você pode ser indenizado

Cada vez mais comum, o golpe do empréstimo consignado atinge aposentados, pensionistas e servidores públicos. Saiba o que fazer.

LilianCH
Lilian Calmon

O mais recente golpe, batizado de golpe do empréstimo consignado ou golpe da portabilidade falsa é uma prática fraudulenta realizada por instituições bancárias. Se o aposentado ou pensionista não autorizou o empréstimo, trata-se de um contrato ilegal.

Assim, ao receber quantias inesperadas em sua conta, o primeiro passo é consultar se há contratação de algum empréstimo consignado ativo. Se houver, a recomendação é procurar um advogado, de preferência, especializado, para abrir um processo e cessar esses descontos, resolvendo o problema.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, num primeiro momento, o desconto pode passar despercebido. Isso porque o pagamento da dívida é programado em parcelas de longo prazo, chegando até 72 vezes.

Com informações do R7.

Veja como fazer se você caiu no golpe do empréstimo consignado

Para ter certeza de que você caiu no golpe do empréstimo consignado, acesse o site “Meu INSS”. Confira o passo a passo a seguir:

Continua após a publicidade

  • na página inicial, selecione a opção “extrato de empréstimos consignados”;
  • baixe o documento em formato PDF;
  • confira se há algum desconto partindo de empréstimos consignados.

Se a situação for confirmada, saiba que você tem direito garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Como já foi dito, a recomendação é procurar um advogado, de preferência, especializado.

Em um pedido urgente, o juiz pode exigir a paralisação dos descontos durante o processo, tendo em vista que pode ser demorado. Isso evita que o consumidor fique todo esse período sofrendo desconto em sua aposentadoria ou pensão.

Como essa situação gera estresse na vítima, é possível pedir uma indenização por danos morais, que varia de R$ 3 mil e R$ 10 mil. Caberá à empresa que cometeu a prática ressarcir o consumidor pelo dano causado.

O golpe do empréstimo consignado também é aplicado em servidores públicos, já que esse grupo tem facilidade para contratação de empréstimo consignado.

Aproveite e leia também: “Bancos começam a oferecer novo empréstimo consignado do INSS”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre golpe do empréstimo consignado? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.