Fim do RG: Câmara aprova projeto que torna CPF o único número de identificação

Lilian Calmon
Lilian Calmon
mão segurando CPF representando fim do RG
É possível que o RG chegue ao fim. A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 22, projeto que torna o CPF único número de identidade.

Na última terça-feira, 22, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1422/19, do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) e outros 11 deputados, que torna o Cadastro de Pessoa Física (CPF) o único número de identificação em todo o Brasil. A matéria sobre o fim do RG será enviada ao Senado.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo (nome que se dá ao texto que altera substancialmente o conteúdo original da proposta) da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, de autoria do deputado federal Lucas Gonzalez (Novo-MG).

Continua após a publicidade

De acordo com o substitutivo, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

Com isso, ele passará a ser usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros.

Com informações da Exame.

Fim do RG: órgãos e entidades terão 12 meses para realizar adequação de sistemas e procedimentos

A partir da publicação da futura lei, os órgãos e entidades terão 12 meses para realizar a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.

O prazo para que façam as mudanças necessárias para que os sistemas e bases de dados troquem informações entre si pelo CPF será de 24 meses.

“A existência de diversas bases de dados, de múltiplos documentos e da falta de padronização do documento de identidade entre estados são elemento importante que prejudica a prestação de serviços e eficiência governamental, criando entraves de acesso ao cidadão e facilitando a ocorrência de fraudes”, afirmou o deputado Rigoni.

Aproveite e leia também: “Serviço de regularização do CPF é lançado pela Receita Federal; veja como fazer”.

Quer acompanhar as notícias sobre o fim do RG? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.