Fim do RG: Câmara aprova projeto que torna CPF o único número de identificação

É possível que o RG chegue ao fim. A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 22, projeto que torna o CPF único número de identidade.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última terça-feira, 22, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1422/19, do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) e outros 11 deputados, que torna o Cadastro de Pessoa Física (CPF) o único número de identificação em todo o Brasil. A matéria sobre o fim do RG será enviada ao Senado.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo (nome que se dá ao texto que altera substancialmente o conteúdo original da proposta) da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, de autoria do deputado federal Lucas Gonzalez (Novo-MG).

De acordo com o substitutivo, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

Com isso, ele passará a ser usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros.

Com informações da Exame.

Fim do RG: órgãos e entidades terão 12 meses para realizar adequação de sistemas e procedimentos

A partir da publicação da futura lei, os órgãos e entidades terão 12 meses para realizar a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.

O prazo para que façam as mudanças necessárias para que os sistemas e bases de dados troquem informações entre si pelo CPF será de 24 meses.

“A existência de diversas bases de dados, de múltiplos documentos e da falta de padronização do documento de identidade entre estados são elemento importante que prejudica a prestação de serviços e eficiência governamental, criando entraves de acesso ao cidadão e facilitando a ocorrência de fraudes”, afirmou o deputado Rigoni.

Aproveite e leia também: “Serviço de regularização do CPF é lançado pela Receita Federal; veja como fazer”.

Quer acompanhar as notícias sobre o fim do RG? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp