FGTS: saque extraordinário para nascidos em setembro é liberado hoje

Saque extraordinário de contas ativas e inativas do FGTS pode ser feito até 15 de dezembro. Confira o calendário completo.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A partir deste sábado (28), 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em setembro podem realizar o saque extraordinário de até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Embora esse dinheiro só possa ser sacado em situações específicas (demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria), o governo editou em março a Medida Provisória 1105/22, que autorizou o saque.

Quem tem direito ao saque extraordinário?

Todos os trabalhadores com valores disponíveis nas contas ativas ou inativas do FGTS podem realizar o saque extraordinário de até 1 mil até 15 de dezembro. Os recursos que não forem movimentados até esse prazo retornarão às contas do FGTS devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo às pessoas.

A consulta dos valores disponíveis em cada uma das contas do FGTS pode ser feita via aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) ou pelo site da Caixa.

No caso de quem tem mais de uma conta, será feita primeiramente a retirada de contas inativas, isto é, aquelas de contratos de trabalhos extintos e começando pela de menor saldo. Em seguida, será retirado o valor da demais contas, também começando pela de menor saldo, até totalizar o valor máximo de R$ 1 mil.

É preciso solicitá-lo?

Não é preciso solicitar o saque extraordinário, porque o dinheiro será pago automaticamente a quem tem direito por meio da Conta Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Caso o trabalhador não tenha conta no Caixa Tem, a Caixa realizará a abertura também de forma automática.

Confira o calendário completo

Confira, abaixo, o calendário completo do saque extraordinário do FGTS de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Mês de aniversárioData de recebimento
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o pagamento do saque extraordinário do FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp