Recolhimento de FGTS pelo PIX é adiado

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros pagamentos seriam recolhidos pelo PIX a partir de janeiro, mas data foi adiada. Saiba mais!

Escrito por Rodrigo Salgado

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo PIX foi adiado. O anúncio de que ele funcionaria a partir de janeiro havia sido feito pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello.

De acordo com anúncio da Chefia da Divisão de Fiscalização do FGTS do Ministério da Economia, a implementação do novo sistema FGTS Digital não se concretizou.

A nova plataforma tem o intuito de centralizar a apuração, a cobrança, o recolhimento e o lançamento das contribuições para o Fundo de Garantia. O Ministério da Economia não informou uma nova data para a novidade entrar em vigor.

Na ocasião do primeiro anúncio, Mello afirmou que o BC fechou um acordo de “cooperação técnica” com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para permitir o recolhimento do benefício pela nova plataforma.

Por fim, disse que o uso do PIX para recolhimento do FGTS é uma forma de aumentar a concorrência entre as instituições financeiras, já que empresas não precisarão mais, necessariamente, estabelecer convênios com bancos.

Redução de custos

De acordo com Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a novidade também proporcionará redução de custos para as empresas.

A justificativa é que os empregadores não precisarão mais emitir cerca de 70 milhões de guias de recolhimento por ano. Ainda, poderão acompanhar digitalmente o pagamento e a destinação das contribuições.

FGTS com PIX: a expansão do sistema

A novidade faz parte de um projeto de expansão do PIX. Além disso, outras tributações e obrigações trabalhistas também estarão em breve na nova plataforma. É o caso do PagTesouro, plataforma digital de pagamentos integrada ao PIX lançada em novembro, por exemplo.

Neste mês, com o intuito de facilitar para as companhias que precisam entregar declarações de pagamentos tributários, a Receita Federal e o Banco do Brasil firmaram uma parceria que consiste no uso de código QR para o pagamento de impostos.

A Receita pretende, agora, expandir esse sistema para as guias de recolhimento do eSocial de empregadores domésticos, de microempreendedores e de pagamentos do Simples Nacional.

Atualmente, com o PIX, pessoas físicas já podem realizar diversos pagamentos e transferências em tempo real. A estimativa do BC é que a nova plataforma já tenha movimentado R$ 83,4 bilhões desde o lançamento.

Com informações da Agência Brasil.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp