Feriado de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha

Com o feriado de Corpus Christi, alguns serviços não funcionarão normalmente, como é o caso de bancos e agências do INSS. Confira o funcionamento.

LilianCH
Lilian Calmon

Esta quinta-feira, 3, é feriado de Corpus Christi e, portanto, alguns serviços não funcionarão normalmente. O funcionamento varia de cidade para cidade mas, em geral, supermercados, farmácias, postos de gasolina e serviços essenciais continuam abertos normalmente.

Os bancos não abrem em todo o país, mas na sexta-feira, 4, o serviço será normal. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia 4.

Continua após a publicidade

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explicou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Outros serviços que não funcionam no feriado de Corpus Christi

A bolsa de valores, a B3, não funciona nesta quinta-feira, 3, mas, na sexta-feira, 4, operará normalmente.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas nos dias 3 e 4 de junho por conta do feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo autorizado pela Portaria nº 6.146, de 1º de junho de 2021.

Em cidades onde houve antecipação do feriado, as agências funcionarão normalmente apenas na quinta-feira, e estarão fechadas na sexta. É o caso, por exemplo, da capital paulista e cidades do Grande ABC. Também funcionarão as agências de Vitória (ES), Divinópolis (MG), além das unidades dos Estados da Paraíba e Piauí.

O INSS afirmou que está entrando em contato com os segurados que têm agendamento nas agências, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento.

Gostou deste post? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.