Com o fechamento da Ford no Brasil, surge a dúvida de como fica o suporte ao consumidor.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a descontinuidade dos produtos não altera a responsabilidade do fabricante, que continua obrigado a dar suporte ao cliente.
“Caso identifique um problema, poderá exigir do fornecedor o conserto do produto, ou ainda em casos de não reparação exigir o dinheiro de volta com base no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, explicou o advogado da entidade, Igor Marchetti.
O Ka, Ka Sedan e EcoSport eram fabricados em Camaçari (BA). Já a produção de motores e transmissões era realizada em Taubaté (SP). Agora, a fábrica mais próxima do Brasil está localizada na Argentina.
Com informações do AutoEsporte.
Fechamento da Ford: oferta de peças de reposição precisa ser mantida por um prazo razoável
A Ford precisa manter a oferta de peças de reposição mesmo com o fim da produção por um prazo razoável, que, segundo Marchetti, é o tempo de vida útil médio dos produtos da mesma categoria.
Há um projeto de lei em tramitação que obriga a companhia a fornecer peças por cinco anos, no mínimo, depois do encerramento das suas atividades.
Em comunicado enviado à rede de concessionários, a Ford reforçou o seu comprometimento com os concessionários e clientes durante o processo. “Manteremos a assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia no Brasil, agora e no futuro”, disse o presidente da empresa na América do Sul, Lyle Watters.
O que fazer caso haja problema no conserto de carro da marca
Caso tenha problema na hora de consertar seu carro da marca, o consumidor deve enviar uma notificação ao fabricante citando o artigo 18 do CDC.
“Se mesmo assim não conseguir o conserto, poderá fazer denúncia ao Procon, reclamação no consumidor.gov.br, e por fim, se nenhuma das medidas for satisfatória, ingressar com ação judicial mediante representação de advogado”, afirmou o advogado.
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