Nesta segunda-feira, 19, o FEBRABRAN lançou o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB/FEBRABAN) em cooperação técnica com o Banco Central e apoio dos bancos associados à Federação, membros do Sistema Financeiro Nacional e acadêmicos que estudaram os protocolos internacionais mais respeitados sobre o tema.
Entenda como a ferramenta pode ajudar a medir sua situação financeira e equilibrar suas contas.
Continua após a publicidade
Entenda como o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro pode ajudar a reorganizar as finanças
O I-SFB/FEBRABAN é destinado a todos que possuem uma vida financeira ativa, sobretudo a quem deseja melhorar a saúde financeira, seja cidadão, empresa ou entidade que apoie e invista em educação financeira.
O indicador é medido a partir de um questionário com uma pontuação que vai de 0 a 100. Com esse número em mãos, a pessoa verifica em que nível de saúde financeira está, em uma classificação que vai de ruim a ótima.
A partir desse diagnóstico, é possível avaliar o que pode ser feito para melhorar suas finanças pessoais e aumentar sua saúde financeira, além de fazer uma análise completa ao longo do tempo, comparando os hábitos com a média brasileira.
De acordo com o FEBRABRAN, para que uma pessoa tenha uma saúde financeira equilibrada, ela deve ser capaz de:
- Cumprir as obrigações financeiras correntes;
- Tomar boas decisões financeiras;
- Ter disciplina e autocontrole para cumprir objetivos;
- Sentir-se seguro quanto ao futuro financeiro;
- Ter liberdade de fazer escolhas que permitam aproveitar a vida.
Como acessar o I-SFB/FEBRABAN?
Para acessar o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro e descobrir sua pontuação, basta entrar no site da ferramenta e responder um questionário curto e simples. Em seguida, você terá a opção de salvar suas informações. As respostas podem ser enviadas de forma anônima e gratuita por qualquer pessoa.
Quer continuar acompanhando as notícias sobre o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.
Continua após a Publicidade