Número de telefone dos usuários é exposto após falha no WhatsApp Web

A falha no WhatsApp Web acontece após as novas mudanças de termos de política de privacidade da plataforma. Essa é a terceira vez que esse problema ocorre.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Após anunciar mudanças em na política de privacidade, uma falha no WhatsApp Web expôs os números de telefones de diferentes usuários. O problema começou a ocorrer na última sexta-feira, 15.

De acordo com o pesquisador indiano Rajshekhar Rajaharia, responsável por encontrar o erro, os números de usuários ao redor do mundo podem ser encontrados de maneira simples ao realizar uma pesquisa no Google. 

Continua após a publicidade

Essa é a terceira vez que a empresa de mensagens instantâneas passa por uma situação como essa. 

Com informações da revista Exame. 

Sobre a falha no WhatsApp Web

Segundo Rajaharia em publicação de rede social, o WhatsApp está utilizando um arquivo chamado de “robots.txt” e uma configuração para “desautorizar tudo”. Dessa forma, isso deveria impedir a indexação dos números telefônicos dos usuários no Google. 

Desde 2016 o WhatsApp precisa lidar com problemas em relação à privacidade dos usuários, principalmente em relação a falhas no WhatsApp Web.

Na ocasião, nomes de usuários, o número telefônico e outras informações pessoais já tiveram o compartilhamento indevido, juntamente com a empresa matriz da companhia, o Facebook

Polêmica de compartilhamento de dados

A falha no WhatsApp vem em um momento turbulento para a empresa. Precisando lidar com a polêmica negativa da nova política de compartilhamento de dados, o aplicativo vem perdendo usuários de maneira consecutiva. 

Isso porque a empresa afirmou no dia 6 de janeiro que passaria a dividir informações pontuais de forma obrigatória com o Facebook, como o modelo do aparelho do usuário, horários de utilização do aplicativo, entre outros.

No entanto, após a grande repercussão negativa, o WhatsApp voltou atrás em sua decisão e informou que a nova política se tornaria obrigatória somente em 15 de maio. Inicialmente, a previsão era 8 de fevereiro.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar atualizado.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.