Número de telefone dos usuários é exposto após falha no WhatsApp Web

A falha no WhatsApp Web acontece após as novas mudanças de termos de política de privacidade da plataforma. Essa é a terceira vez que esse problema ocorre.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Após anunciar mudanças em na política de privacidade, uma falha no WhatsApp Web expôs os números de telefones de diferentes usuários. O problema começou a ocorrer na última sexta-feira, 15.

De acordo com o pesquisador indiano Rajshekhar Rajaharia, responsável por encontrar o erro, os números de usuários ao redor do mundo podem ser encontrados de maneira simples ao realizar uma pesquisa no Google. 

Essa é a terceira vez que a empresa de mensagens instantâneas passa por uma situação como essa. 

Com informações da revista Exame. 

Sobre a falha no WhatsApp Web

Segundo Rajaharia em publicação de rede social, o WhatsApp está utilizando um arquivo chamado de “robots.txt” e uma configuração para “desautorizar tudo”. Dessa forma, isso deveria impedir a indexação dos números telefônicos dos usuários no Google. 

Desde 2016 o WhatsApp precisa lidar com problemas em relação à privacidade dos usuários, principalmente em relação a falhas no WhatsApp Web.

Na ocasião, nomes de usuários, o número telefônico e outras informações pessoais já tiveram o compartilhamento indevido, juntamente com a empresa matriz da companhia, o Facebook

Polêmica de compartilhamento de dados

A falha no WhatsApp vem em um momento turbulento para a empresa. Precisando lidar com a polêmica negativa da nova política de compartilhamento de dados, o aplicativo vem perdendo usuários de maneira consecutiva. 

Isso porque a empresa afirmou no dia 6 de janeiro que passaria a dividir informações pontuais de forma obrigatória com o Facebook, como o modelo do aparelho do usuário, horários de utilização do aplicativo, entre outros.

No entanto, após a grande repercussão negativa, o WhatsApp voltou atrás em sua decisão e informou que a nova política se tornaria obrigatória somente em 15 de maio. Inicialmente, a previsão era 8 de fevereiro.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp