Universidades estão recrutando brasileiros estudar no Canadá

Deseja estudar no Canadá? Temos uma boa notícia: as universidades canadenses estão recrutando brasileiros para mestrado e doutorado em 2021.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você têm o desejo de estudar no Canadá, temos uma boa notícia: as universidades canadenses estão recrutando brasileiros para mestrado e doutorado em 2021.

Confira todas as informações, abaixo.

Oportunidade para estudar no Canadá

O Institut National de la Recherche Scientifique (INRS) e a Université Laval selecionarão estudantes pesquisadores pela agência Québec Internacional.

As inscrições são gratuitas e prazo para candidatura é até o dia 4 de janeiro, por meio do site Québec na Cabeça.

Os programas de pós-graduação oferecidos pelas instituições estão divididos em 5 áreas. São elas:

  • Transferência de Conhecimentos (Ciências Humanas/Sociais) e Mobilização;
  • Ciências da Água;
  • Ciências da Saúde;
  • Estudos Populacionais (Demografia e Sociologia);
  • Ciências da Terra.

Depois da pré-seleção realizada pela agência, os candidatos selecionados passarão por uma entrevista virtual com os representantes das instituições entre os dias 1º e 5 de fevereiro.

Ambas as universidades oferecem diferentes opções de bolsas de estudo para estudantes brasileiros.

De acordo com a diretora de mobilidade internacional da Québec International, Sara Tapia, os pedidos para isenção ou ajuda de custos devem ser feitos após a resposta positiva do orientador do projeto de pesquisa.

“Em relação ao financiamento, será o orientador quem informará o candidato aprovado sobre a obtenção da bolsa e também quem fará os procedimentos necessários para recebê-la”, explica.

Os programas de cada instituição e área de estudo possuem pré-requisitos distintos e, apesar de a inscrição poder ser feita em francês ou inglês, os candidatos deverão ter um bom nível de francês para serem selecionados.

Isso porque a agência recomenda nível intermediário da língua para que a integração à sociedade quebequense ocorra com mais facilidade.

No decorrer do processo, não será preciso ter documentos de imigração. Depois da paralisação de viagens devido a pandemia, recentemente o Canadá e a província de Québec tornaram a aceitar a entrada de estudantes internacionais.

Bolsas de estudo para universidades canadenses

As bolsas da Institut National de la Recherche Scientifique, as informações podem ser encontradas neste site. Já para as bolsas da Université Laval, os dados sobre as diferentes opções de bolsa podem ser acessados aqui.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp