Metade dos empréstimos em 2020 foram destinados para pagar dívidas

Karina Carneiro
Karina Carneiro
mão segurando bolo de cédulas de real, representando emprestimo em 2020
Os empréstimos foram usados pela metade dos brasileiros para quitar dívidas em 2020. Investimentos em negócios também foram finalidade comum.

Metade dos brasileiros que precisaram de empréstimos em 2020 o fizeram para pagamento de dívidas. É o que afirma a pesquisa realizada pela fintech Bom Pra Crédito.

O estudo, que contou com aproximadamente 1 milhão de entrevistados, constatou que aproximadamente 53% dessas pessoas precisaram quitar alguma dívida atrasada durante o ano. 

Continua após a publicidade

De acordo com o relatório, divulgado pela Valor Investe, a busca por empréstimo aumentou 27,7% na média diária de solicitações por pessoas com renda de até R$ 2 mil mensais no quarto trimestre do ano. O aumento leva em consideração comparação com o ano anterior. 

Com isso, o empréstimo em 2020 acabou sendo mais buscado pela população classificada como baixa renda, pertencente às classes C e D. 

A busca por empréstimos em 2020

Neste ano, os empréstimos não foram buscados apenas por pessoas físicas a fim de quitar dívidas. 

Segundo a Bom Pra Crédito, empreendedores que buscavam investir em um negócio ou pessoas que precisavam comprar um veículo apareceram em sequência na pesquisa, com 19% e 7% respectivamente. 

Para o presidente da Bom Pra Crédito, Ricardo Kalichsztein, alguns fatores podem ser atribuídos pela busca por crédito neste ano. 

“Entre eles, podemos mencionar a redução do auxílio emergencial, a alta nos preços de alimentos e compras de supermercado, além da variação excessiva do IGP-M em 2020, índice utilizado nos contratos de aluguel”, explicou ao Valor Investe.

Segundo informações da pesquisa, 42% das pessoas eram assalariadas e 33,5% autônomas. E, por conta da pandemia que deixou muitas pessoas desprevenidas, algumas medidas precisaram ser tomadas pelos brasileiros. 

Para Kalichsztein, as adaptações precisavam ocorrer para evitar prejuízos e, principalmente, evitar a falência de empréstimos. 

Abaixo, confira a lista dos empréstimos em 2020 mais solicitados.

  1. Quitar dívidas;
  2. Investir em um negócio;
  3. Comprar veículo;
  4. Reformar imóvel;
  5. Fazer compras.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando todas as novidades sobre o universo financeiro. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.