Metade dos empréstimos em 2020 foram destinados para pagar dívidas

Os empréstimos foram usados pela metade dos brasileiros para quitar dívidas em 2020. Investimentos em negócios também foram finalidade comum.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Metade dos brasileiros que precisaram de empréstimos em 2020 o fizeram para pagamento de dívidas. É o que afirma a pesquisa realizada pela fintech Bom Pra Crédito.

O estudo, que contou com aproximadamente 1 milhão de entrevistados, constatou que aproximadamente 53% dessas pessoas precisaram quitar alguma dívida atrasada durante o ano. 

De acordo com o relatório, divulgado pela Valor Investe, a busca por empréstimo aumentou 27,7% na média diária de solicitações por pessoas com renda de até R$ 2 mil mensais no quarto trimestre do ano. O aumento leva em consideração comparação com o ano anterior. 

Com isso, o empréstimo em 2020 acabou sendo mais buscado pela população classificada como baixa renda, pertencente às classes C e D. 

A busca por empréstimos em 2020

Neste ano, os empréstimos não foram buscados apenas por pessoas físicas a fim de quitar dívidas. 

Segundo a Bom Pra Crédito, empreendedores que buscavam investir em um negócio ou pessoas que precisavam comprar um veículo apareceram em sequência na pesquisa, com 19% e 7% respectivamente. 

Para o presidente da Bom Pra Crédito, Ricardo Kalichsztein, alguns fatores podem ser atribuídos pela busca por crédito neste ano. 

“Entre eles, podemos mencionar a redução do auxílio emergencial, a alta nos preços de alimentos e compras de supermercado, além da variação excessiva do IGP-M em 2020, índice utilizado nos contratos de aluguel”, explicou ao Valor Investe.

Segundo informações da pesquisa, 42% das pessoas eram assalariadas e 33,5% autônomas. E, por conta da pandemia que deixou muitas pessoas desprevenidas, algumas medidas precisaram ser tomadas pelos brasileiros. 

Para Kalichsztein, as adaptações precisavam ocorrer para evitar prejuízos e, principalmente, evitar a falência de empréstimos. 

Abaixo, confira a lista dos empréstimos em 2020 mais solicitados.

  1. Quitar dívidas;
  2. Investir em um negócio;
  3. Comprar veículo;
  4. Reformar imóvel;
  5. Fazer compras.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando todas as novidades sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp