Febraban dá dicas para compras seguras no Natal em loja física e online

Consumidor deve redobrar cuidados nesta época do ano para garantir compras seguras no Natal. Confira as dicas!

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para garantir compras seguras no Natal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que o consumidor deve redobrar seus cuidados, já que nesta época do ano são comuns os golpes de criminosos. Entre eles, destaque para páginas falsas que simulam e-commerce, promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais.

“Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado”, alertou o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Compras seguras no Natal: consumidor deve redobrar cuidados nesta época do ano

Em lojas físicas e shoppings, a Febraban recomenda:

  • passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa;
  • Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha e proteja o código de segurança;
  • Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.

Veja, abaixo, outras dicas de segurança em lojas online:

  • preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links e digite o endereço no navegador;
  • Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet;
  • Leia comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
  • Nunca clique em links desconhecidos para fazer suas compras e nem em links recebidos por WhatsApp e SMS;
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
  • Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos;
  • Nunca clique em links que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro do banco;
  • Antes de incluir o número do cartão, veja, na barra do navegador, se está na página certa e oficial da loja;
  • Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS;
  • Nunca utilize dados pessoais como senha (data de aniversário ou placa de carro), nem números repetidos ou sequenciais (111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador;
  • Se for pagar com PIX, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Aproveite e leia também: “Despesas de fim de ano: saiba se preparar financeiramente”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre compras seguras no Natal? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp