O Google coleta todo tipo de informação enquanto o usuário navega pela internet, desde padrão de comportamento, histórico de buscas e localização. Nem todos sabem, mas é possível deletar os dados armazenados pelo Google durante a navegação.
Quem preza pela privacidade dos dados pode escolher que quais dados quer compartilhar com a empresa e apagar informações indesejadas. Dessa forma, é possível, encontrar resultados mais isentos na pesquisa e, em alguns casos, até preços de produtos podem mudar.
Continua após a publicidade
Com informações da revista Exame.
Como deletar os dados armazenados pelo Google?
Mais que apagar, é possível escolher quais as informações o usuário quer compartilhar com as plataformas.
Isso inclui desde os pixels de navegação, os cookies para envio de notícias e propagandas de vendas por parte de lojas virtuais, por exemplo.
Primeiramente, deve-se acessar o site de configurações gerais do Google. Em seguida, deve-se selecionar a alternativa de “Dados e Personalização”.
Nessa aba estão dois atalhos diferentes, que levam o usuário a informações diferenciadas.
Ao clicar em “Minha Atividade”, por exemplo, pode-se ver tudo o que está conectado à conta no Google e fazer o filtro de informações que deseja manter ou deletar. Alguns dados presentes nessa aba são histórico de pesquisas na Web, no Youtube, no Google Play e até mesmo no Gmail.
Enquanto isso, a “Linha do Tempo” mostra todo o histórico de localização associado à conta em um mapa. Nesta aba, o usuário pode selecionar uma data para explorar melhor o que está exposto.
Para deletar qualquer uma das informações citadas acima, basta clicar nos três pontos que aparecem do lado direito da tela e selecionar “excluir”.
Selecionando a alternativa de armazenamento de dados
Os usuários que desejam escolher quais informações compartilhar com o Google podem fazer esse tipo de configuração de forma manual.
Para isso, é necessário optar por desativar o armazenamento de dados.
No topo da página, é necessário clicar em uma das opções (atividade na web e apps, histórico de localização e histórico do YouTube) e escolher entre as alternativas de ativar ou desativar o armazenamento de dados.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar acompanhando todas as informações relevantes para o seu dinheiro em tempo real.
Continua após a Publicidade