Crédito consignado cresce no mercado com oferta em bancos digitais

O crédito consignado em bancos digitais ampliou sua oferta em 11% somente em 2020. O oferecimento de ofertas atrativas também beneficiou o consumidor.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O crédito consignado em bancos digitais ajudou a movimentar o mercado e obrigou empresas a se diferenciarem na ofertas de produtos financeiros. 

De acordo com os dados do Banco Central (BC), o saldo total de empréstimos dessa modalidade em 2020 subiu 11% entre janeiro e novembro de 2020. 

Já os recursos ofertados para aposentados e pensionistas do INSS tiveram uma alta de 15% no mesmo período. 

E, embora os grandes bancos ainda tenham o domínio de 80% desses recursos, bancos digitais como Inter, Pan e BMH já aparecem entre os 20 maiores do ranking de crédito consignado

Com informações da revista Exame.

O crescimento do crédito consignado em bancos digitais

Com o crescimento do crédito consignado em bancos digitais, o consumidor passou a ter oportunidades mais diversas para escolher a melhor taxa e a proposta mais atrativa

Enquanto as ofertas se concentravam nas principais instituições financeiras, apenas pessoas com um Score mais elevado conseguiam encontrar tarifas mais baixas. 

Agora, mesmo com o nome negativado ou com um Score abaixo do considerado “padrão” no mercado financeiro, é possível encontrar alternativas mais baratas em bancos digitais.

E é por isso, que os bancos digitais e fintechs atualmente conseguem ser uma alternativa intermediária para atender um público que geralmente não consegue ser atendido pelas instituições tradicionais. 

Mudança nas regras

Em outubro de 2020, o Governo Federal propôs uma nova medida para permitir que pensionistas do INSS e aposentados comprometessem um percentual maior da renda em empréstimos consignados. 

A medida foi uma das alternativas para ajudar a população a conter os prejuízos provocados pela Covid-19. 

Dessa forma, a margem do consignado subiu de 30% para 35%, justificando o aumento da oferta durante o período. 

Principais bancos do ranking do BC

Confira as instituições que tiveram maior destaque na oferta dessa modalidade de linha de crédito, conforme o BC.

PosiçãoInstituiçãoSaldo na carteira de consignado (em reais)
Banco do Brasil89,9 bilhões
Caixa66,5 bilhões
Bradesco66,4 bilhões
Itaú50,7 bilhões
Santander45,6 bilhões
Banrisul16,8 bilhões
Banco Pan10 bilhões
Safra8 bilhões
Banco de Brasília7,8 bilhões
10ºDaycoval6,4 bilhões
11ºParaná Banco5,1 bilhões
12ºBNP Paribas4,7 bilhões
13ºBanco do Estado do Pará4,6 bilhões
14ºBanco Alfa2,8 bilhões
15ºBanco Mercantil do Brasil2,4 bilhões
16ºCCB2,1 bilhões
17ºBanestes1,6 bilhões
18ºBanco Inter1,2 bilhões
19ºBMG1 bilhão
20ºBancoob993 milhões

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar acompanhando as principais notícias sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp