Após um crescimento expressivo e um número grande de reclamações relacionadas a contratação de serviços sem consentimento, o crédito consignado do C6 Bank está suspenso.
A medida partiu da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.
Clientes do banco digital relataram a contratação não autorizada de empréstimos e depósitos efetuados em conta, dando margem para cobranças indevidas.
Entenda sobre a suspensão do crédito Consignado do C6 Bank
De acordo com o Senacon, somente durante agosto e novembro deste ano, o número de reclamações contra o banco digital cresceu mais de 199%, saltando de 90 para 1.811 queixas.
Até o momento, no acumulado do ano, são aproximadamente 3.930 queixas de consumidores com o mesmo problema.
Procurado pelo Valor Econômico, o C6 Bank informou que o aumento das reclamações ocorreu em todo o mercado e que está tomando as medidas necessárias para punir as irregularidades encontradas pelos órgãos.
“Na nossa operação, que representa 10% do mercado de consignado no Brasil, registramos um percentual de reclamações considerado baixo em relação ao total de operações e estamos fortemente focados para que esse percentual seja cada vez menor”, informou o C6, em nota.
Outro fator levantado pela Senacon que pode interferir no número de contratações ilícitas de crédito consignado do C6 Bank é a utilização de correspondentes durante o processo.
Ou seja, pessoas contratadas ou escritórios terceirizados para vender produtos em nome das instituições financeiras.
Suspensão imediata dos serviços
Segundo a reportagem do Valor Econômico, qualquer tipo de produto relacionado ao crédito consignado do C6 Bank está suspenso até segunda ordem.
Além disso, o órgão adicionou uma suspensão cautelar de contratações por correspondentes bancários, seja ele por meio eletrônico ou de modo presencial.
Caso haja descumprimento da medida, ficou estabelecido entre as partes a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil para cada operação indevidamente contratada.
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