Corte de incentivos pode ser opção para criação do Renda Cidadã

O governo de Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de propor cortes de incentivos tributários e renúncias em até 25% para criação do Renda Cidadã. Entenda.

LilianCH
Lilian Calmon

Para viabilizar a criação do Renda Cidadã, o governo de Jair Bolsonaro e líderes do Congresso debatem a possibilidade de propor cortes de incentivos tributários e renúncias em até 25%. 

A ideia pode ser incorporada à proposta de emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, a ser votada em dezembro. Segundo uma fonte ouvida pelo Valor Investe, os cortes “provavelmente” não ocorreriam de maneira linear.

Continua após a publicidade

Além disso, Executivo e Legislativo negociam o que vem sendo chamado de “semidesindexação”, que valeria para pensões e aposentadorias acima de um salário mínimo.

Com informações do Valor Investe.

Criação do Renda Cidadã: por ser uma PEC, texto precisa ser aprovado em dois turnos

Por ser uma PEC, o texto para criação do Renda Cidadão por corte de incentivos precisa ser aprovado em dois turnos. A expectativa do governo é que a matéria seja levada ao Senado entre os dias 8 e 10 de dezembro. Assim, ela poderia ser analisada na Câmara dos Deputados na semana seguinte, ou seja, a partir de 15 de dezembro. 

A promulgação da proposta é vista como um sinal importante do comprometimento do governo quanto ao equilíbrio fiscal em 2021.

Ideia seria aplicar reduções de 20% a 25% nos incentivos, disse fonte

Segundo a reportagem do Valor Investe, a ideia seria aplicar reduções de 20% a 25% nos incentivos concedidos. “Provavelmente não serão cortes lineares”, disse a fonte. 

Uma das candidatas a sofrer esses cortes é a desoneração da cesta básica, incentivo fiscal que chegará a custar R$ 17,6 bilhões no ano que vem. A lógica é que esse incentivo seja cortado, mas devolvido à população mais pobre por meio do programa de transferência de renda.

Assim, as pessoas com renda mais alta, que atualmente também são atendidas pela redução nos preços dos alimentos, ficariam sem o desconto tributário.

Aproveite e leia também: “Governo anuncia Renda Cidadã, novo substituto do Bolsa Família”.

Quer acompanhar as notícias sobre a criação do Renda Cidadã? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.