Conta de luz fica mais cara em maio em todo o país

Num cenário que sinaliza “patamar desfavorável de produção” de eletricidade, Aneel aciona bandeira vermelha e conta de luz fica mais cara. 

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha, e a conta de luz fica mais cara em maio em todo o país. Isso significa que será cobrada uma taxa adicional mais alta, de R$ 4,169 para cada 100 kWh.

Em abril, as faturas foram fechadas com bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais a cada 100 kWh. 

Segundo a Aneel, o “agravamento” da bandeira tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do Brasil.

Conta de luz fica mais cara: cenário sinaliza “patamar desfavorável de produção” de eletricidade 

Os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão baixos, mesmo ao fim da temporada de chuvas. Esse cenário, sinaliza um “patamar desfavorável de produção” de eletricidade. Quanto menos água guardada, maior a necessidade de acionamento das termelétricas, que são mais caras.

“Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha”, informou a Aneel.

Aplicação da bandeira vermelha tem impacto sobre a inflação geral

A aplicação da bandeira vermelha na conta de luz tem impacto sobre a inflação geral do país. Até março, o índice oficial acumulava alta de 6,10% em 12 meses. A meta de inflação para 2021 é de 3,75%.

O sistema de bandeiras tarifárias indica o custo de geração de energia. Ele tem como objetivo sinalizar aos consumidores quando há aumento, permitindo que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Para conferir todas as dicas de como economizar na conta de luz, confira este artigo do iDinheiro.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a bandeira vermelha na conta de luz? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp