Com juros em alta, consumidores buscam empréstimo consignado mais barato

Um empréstimo consignado mais barato pode ser o principal aliado para o consumidor colocar suas contas em dia.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), cerca de 30 milhões de brasileiros estão superendividados e muitos deles têm buscado um empréstimo consignado mais barato para quitar suas dívidas. A Lei 14.181/2021 entrou em vigor em julho e estabelece regras para proteger os brasileiros contra o superendividamento, alterando o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, cria um procedimento diferenciado para o novo acordo das dívidas e práticas relacionadas à educação financeira.

Isso porque o Banco Central (BC) apontou o crescimento da carteira do consignado em 2020 (R$ 235 bilhões) e, em contrapartida, em estudo recente, o órgão encontrou um índice elevado de operações de empréstimo consignado com juros altos. 

De acordo com a pesquisa do BC, quase 19 milhões de consumidores estão pagando taxas de juros mais elevadas do que poderiam. Ainda de acordo com o levantamento, 47% dos tomadores de crédito consignados ativos em dezembro do ano passado estão em operações com taxa de juros acima de 25% ao ano, enquanto a média geral foi de 19,7%.

Empréstimo consignado mais barato: tire todas as dúvidas antes de formalizar a operação

É bastante comum que servidores públicos, aposentados e pensionistas procurem o empréstimo consignado devido a menor burocracia na contratação, uma vez que o desconto das parcelas é automático no contracheque, e também pelos juros reduzidos em comparação ao cheque especial e ao cartão de crédito, por exemplo.

No entanto, pelo fato do cenário brasileiro inclui alta na inflação e na taxa Selic, a educação financeira para a tomada de crédito consciente ganha muita importância. Embora o crédito consignado seja financeiramente mais vantajoso do que o empréstimo pessoal, cheque especial ou cartão de crédito mesmo com a alta da Selic, as condições entre as instituições financeiras variam bastante.

Dessa forma, empresas como a bxblue, fintech que auxilia os usuários a escolherem as melhores opções de empréstimo consignado do mercado, facilitam a vida dos aposentados, pensionistas e servidores públicos que procuram essa modalidade de crédito.

Sobre a bxblue

A fintech dispõe de um simulador online em que é possível fazer comparações de diversas ofertas de instituições financeiras, incluindo prazos, custo total da dívida e taxas de juros, funcionando como uma ponte entre bancos e consumidores. Na Semana do Cliente, os servidores federais conseguiram contratar o consignado com taxa de 1,05% ao mês pela plataforma, sendo que, de acordo com dados do BC,a taxa do consignado em julho foi de 1,28% ao mês.

Já para os aposentados e pensionistas contrataram empréstimo consignado com taxa de 1,19% ao mês, sendo que a média do mercado no mês foi de 1,56%.

Quer continuar acompanhando as notícias como essa, sobre consignado mais barato? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Lucas Cordeiro

    Eu Quero fazer Esse Empréstimo Como eu faço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp