Receita abre consultas ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2022; veja se você está na lista

1º lote de restituição será pago em 31 de maio a mais de milhões de contribuintes.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nesta terça-feira, 24, a Receita Federal abriu as consultas ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-calendário 2021.

Ao todo, 3,38 milhões de contribuintes estão no 1º lote da lista de restituição, somando a quantia de R$ 6,3 bilhões, que será depositada nas contas dos contribuintes no dia 31 de maio.

Além das consultas ao 1º lote, também foram liberadas as consultas aos lotes residuais de anos anteriores, que se referem aos contribuintes que caíram na malha fina por algum motivo, mas depois acertaram as contas com o leão.

Onde as consultas ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda podem ser feitas?

As consultas podem ser realizadas de duas maneiras: 

  1. na página da Receita Federal;
  2. no aplicativo da Receita Federal, disponível para download no Google Play e na App Store.

Como sempre ocorre, o 1º lote do Imposto de Renda contemplará os contribuintes com prioridade legal. A ordem é a seguinte:

  • contribuintes acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência mental ou física ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

E, assim como aconteceu no ano anterior, o 1º lote do IR 2022 será pago justamente no último dia do prazo de entrega do Imposto de Renda, prorrogado para 31 de maio.

De acordo com a Receita Federal, até as 11h da última segunda-feira, 23, foram recebidas 25,09 milhões de declarações, de um total esperado de 34,1 milhões.

Como saber se cai na malha fina?

Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá saber se há ou não alguma pendência que impeça o pagamento da restituição. Ou seja, se ele caiu na chamada malha fina.

Para saber se está na malha fina, você pode acessar o extrato do IR no site da Receita Federal por meio do portal e-CAC.

Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar um código de acesso gerado na própria página da Receita ou um certificado digital emitido por um órgão habilitado.

Após o contribuinte apresentar a comprovação de que sua declaração está correta, a restituição será liberada.

Lotes de restituição do Imposto de renda 2022

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano. São eles:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre as consultas ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp