Serasa permite que consumidor confira que empresas realizaram consulta de CPF ou CNPJ

Por meio do relatório, é possível saber quais as empresas realizaram consulta do seu CPF ou CNPJ recentemente, de forma gratuita. Veja como acessar.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Em meio a assuntos relacionados a fraudes e crimes virtuais cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, a Serasa disponibiliza gratuitamente ferramenta para que os consumidores consigam descobrir que empresas realizaram consulta de CPF ou CNPJ recentemente. O principal objetivo desta medida é evitar golpes.

As empresas e os próprios consumidores podem solicitar no Serasa, de forma gratuita, um relatório de consultas do CPF ou CNPJ nos últimos 24 meses. Para isso, basta que o titular do documento consultado acesse o site do órgão.

O relatório fica pronto em até 24 horas e fica disponível para ser consultado por até 6 meses com as seguintes informações: nome da empresa que fez a busca, parte do CNPJ dela e data da consulta.

Essas informações são preciosas, pois ajudam o consumidor a saber se alguma empresa com a qual ele não teve nenhum tipo de relação consultou seu CPF, o que pode ser um prenúncio de fraude.

Há diversos motivos pelos quais uma empresa pode consultar o seu CPF ou CNPJ, entre eles, quando produtos são pagos em parcelas ou em cheque, quando empresas de concessão de crédito precisam saber a real situação financeira do solicitante e até mesmo ao renovar o seguro do carro ou casa.

O que fazer caso não reconheça uma consulta de CPF?

Caso não reconheça alguma ação que possa justificar uma consulta no seu documento, a orientação é entrar em contato com a empresa que consultou o seu CPF ou CNPJ, comunicar que a verificação foi feita sem a sua autorização e solicitar os detalhes.

De acordo com um levantamento realizado em novembro do ano passado, o Serasa verificou que 39,3 milhões de brasileiros afirmaram abertamente já terem sido vítimas de algum tipo de fraude financeira. Além disso, 36% dessas pessoas disseram não ter tomado nenhum tipo de providência mais formal.

Como consultar o relatório Serasa?

Veja, a seguir, o passo a passo de como solicitar o relatórios das consultas feitas em seu CPF ou CNPJ:

1- Acesse o site do Serasa e faça login. Caso não tenha cadastro, basta criar. É rápido e gratuito.

2- Na aba “Meu CPF”, clique na opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”.

3- Clique na opção “Solicitar meu relatório”.

4- Aparecerá a seguinte mensagem: “Solicitação confirmada”.

5- Confira o seu relatório. Ele estará disponível após 24 horas.

Sobre o Serasa

O Serasa é um braço do Serasa Experian e tem como objetivo transformar o acesso ao crédito no país. 

Para isso, disponibiliza um ecossistema completo voltado para melhorar a saúde financeira do povo brasileiro com serviços e produtos digitais que possibilite que o consumidor consiga consultar a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negociar suas dívidas (Serasa Limpa Nome), conseguir cartões de crédito (Serasa eCred) e empréstimo.

O consumidor consegue ainda monitorar seus dados (Serasa Premium) e ter uma carteira digital própria para pagamento de qualquer tipo de conta e ainda contratar serviços.

Quer continuar acompanhando as notícias que importam para as suas finanças? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp