Consulta ao 4º lote da restituição do IR 2021 é disponibilizada nesta terça

Receita Federal libera consulta ao 4º lote da restituição do IR 2021 nesta terça, 24. Lote inclui restituições de exercícios anteriores.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nesta terça-feira, 24, a partir das 10h, a Receita Federal abre a consulta ao 4º lote da restituição do IR 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O montante será depositado na conta de mais de 3,8 milhões de contribuintes no dia 31 de agosto.

Neste lote, o valor das restituições soma R$ 5,1 bilhões, onde R$ 273, 2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade:

  • 8.185 idosos acima de 80 anos;
  • 6.088 que possuem alguma deficiência mental, física ou moléstia grave;
  • 67.893 com idade entre 60 e 79 anos;
  • 26.647 contribuintes cuja a única ou maior fonte de renda seja o magistério.

Serão contemplados ainda 3.710.930 contribuintes que não fazem parte dos grupos prioritários, mas que entregaram a declaração de Imposto de Renda até o dia 16 de agosto.

Como consultar o 4º lote da restituição do IR 2021?

Para o contribuinte que quiser saber se sua declaração está liberada, basta acessar a página da Receita Federal. No serviço Portal e-CAC, é possível consultar o extrato da declaração e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, a regularização deve ser realizada por meio da entrega da declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda um aplicativo para consulta da declaração e da situação cadastral do CPF, disponível para download no Google Play e na App Store. Com ele, o contribuinte pode consultar diretamente nas bases da Receita as informações referentes a liberação das restituições.

Como resgatar a restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária do contribuinte informada na declaração. Se por algum motivo o crédito não for feito, como no caso da conta ter sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil pelo período de até 1 ano.

Nesse caso, o contribuinte pode efetuar um reagendamento de crédito de valores em seu nome pelo Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Se por algum motivo o contribuinte não resgatar a quantia de sua restituição no prazo estabelecido de 1 ano, ele deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgata na rede bancária”.

Quer continuar acompanhando notícias parecidas com esta, sobre o 4º lote da restituição do IR 2021? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp