Consulta ao 4º lote da restituição do IR 2021 é disponibilizada nesta terça

Receita Federal libera consulta ao 4º lote da restituição do IR 2021 nesta terça, 24. Lote inclui restituições de exercícios anteriores.

Isabella Proença
Isabella Proença

Nesta terça-feira, 24, a partir das 10h, a Receita Federal abre a consulta ao 4º lote da restituição do IR 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O montante será depositado na conta de mais de 3,8 milhões de contribuintes no dia 31 de agosto.

Neste lote, o valor das restituições soma R$ 5,1 bilhões, onde R$ 273, 2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade:

Continua após a publicidade

  • 8.185 idosos acima de 80 anos;
  • 6.088 que possuem alguma deficiência mental, física ou moléstia grave;
  • 67.893 com idade entre 60 e 79 anos;
  • 26.647 contribuintes cuja a única ou maior fonte de renda seja o magistério.

Serão contemplados ainda 3.710.930 contribuintes que não fazem parte dos grupos prioritários, mas que entregaram a declaração de Imposto de Renda até o dia 16 de agosto.

Como consultar o 4º lote da restituição do IR 2021?

Para o contribuinte que quiser saber se sua declaração está liberada, basta acessar a página da Receita Federal. No serviço Portal e-CAC, é possível consultar o extrato da declaração e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, a regularização deve ser realizada por meio da entrega da declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda um aplicativo para consulta da declaração e da situação cadastral do CPF, disponível para download no Google Play e na App Store. Com ele, o contribuinte pode consultar diretamente nas bases da Receita as informações referentes a liberação das restituições.

Como resgatar a restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária do contribuinte informada na declaração. Se por algum motivo o crédito não for feito, como no caso da conta ter sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil pelo período de até 1 ano.

Nesse caso, o contribuinte pode efetuar um reagendamento de crédito de valores em seu nome pelo Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Se por algum motivo o contribuinte não resgatar a quantia de sua restituição no prazo estabelecido de 1 ano, ele deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgata na rede bancária”.

Quer continuar acompanhando notícias parecidas com esta, sobre o 4º lote da restituição do IR 2021? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. Maria Silvana

    Quero sabe sobre meu CPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.