De acordo com informações divulgadas pelo Nubank, as compras por aproximação no cartão tiveram um aumento de 114% em 2020.
A funcionalidade cresceu impulsionada pela pandemia da Covid-19, potencializando ainda mais a utilização da tecnologia a fim de evitar qualquer tipo de contato.
De janeiro ao início de dezembro, a fintech registrou cerca de 87,2 milhões de transações contactless apenas no território nacional, sejam elas realizadas no crédito ou no débito.
Dessas, 72,3 milhões ocorreram no período entre março e a primeira semana de dezembro.
Sobre as compras por aproximação no Nubank
Segundo o Nubank, em informações divulgadas pela revista Exame, dos mais de 30 milhões de clientes da instituição financeira, mais de 23,5 milhões já estão aptos a realizarem compras por aproximação.
Desde setembro de 2018, todas as tarjetas emitidas pela empresa já contam com essa tecnologia.
Inclusive, a pandemia acelerou a utilização em massa das compras por aproximação dos clientes da empresa.
Apenas em abril, 7,81% dos usuários realizaram compras por este meio de pagamento pelo menos uma vez.
Já em novembro, esse número representou 12,85% do total das transações da empresa entre crédito e débito.
Fator que também ajudou no aumento de pessoas utilizando o recurso de contactless no cotidiano foi o valor do limite disponibilizado pela Nubank.
Anteriormente, o teto máximo de gastos desta tecnologia era de R$ 50. Este ano, entretanto, a empresa anunciou a mudança de limite para até R$ 100 sem a inserção de senhas.
Entre as categorias que mais se destacaram neste tipo de transação, foram os supermercados, transportes e restaurantes, considerados serviços essenciais durante o período de pandemia.
Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando tudo o que acontece com o universo financeiro.