Ainda vale a pena comprar imóvel para alugar em 2021?

Entre as variações de juros e a taxa inflacionária, vale a pena comprar imóvel para alugar em 2021? Veja opinião de especialistas no assunto!

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A parcela da população que quer investir no mercado imobiliário deve ficar atenta aos números — principalmente aqueles que desejam apostar na locação. Isso porque com a alta nos aluguéis e a crescente no preço dos imóveis, é preciso refletir se vale a pena comprar imóvel para alugar em 2021

Para se ter uma noção do atual caminho no ramo de imóveis, basta conferir os atuais índices que ditam os rumos do setor. Em junho, o IGP-M, conhecido como inflação do aluguel, acumula alta de 35,75% nos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). 

O preço médio das vendas residências, calcula o FipeZap, indicador do mercado imobiliário, também subiu neste ano, apesar do incremento estar abaixo da inflação. Na ponta da caneta isso significa, de acordo com o relatório FipeZap, “um recuo de 1,43% no preço médio de venda dos imóveis residenciais, em termos reais”.

Mas, para além de verificar as porcentagens, o investidor deve avaliar também o retorno sobre aquele investimento. Pensando nisso, o iDinheiro conversou com especialistas no mercado imobiliário para saber quais os cenários para essa modalidade de retorno. Confira!

Como está o mercado de venda de imóveis em 2021 

Para Tiago Galdino, CFO do Imovelweb, portal de venda e aluguel de imóveis, o mercado imobiliário foi um dos poucos ramos a conseguir contornar a crise financeira trazida pela pandemia de Covid-19. “Ficou um pouco mais restrito o bom investimento para gerar renda a partir do aluguel. O mercado imobiliário é muito movido por oportunidades, mesmo durante um cenário de crise”, reflete Galdino. 

Há, portanto, espaço para investimento — mas é preciso estar atento às oportunidades corretas e ter na cabeça o que pode influenciar o preço na área. “O consumidor precisa perceber as oportunidades. Alguns nichos deixam de ser atrativos, por exemplo, salas comerciais. Agora, quem olha para o ramo residencial precisa olhar para os bairros”, recomenda. 

Fernando Trotta, sócio-fundador da Pivô, empresa que media o investimento imobiliário na capital paulista, também acredita que ainda vale a pena comprar imóveis para alugar, mas para um ramo específico do mercado, a das residências de curta estadia, como os apartamentos para hospedagem rápida. “Existem empresas que estão vindo de fora para investir aqui”, conta. 

No entanto, antes de entrar de cabeça nesse segmento, o recomendado é estar ciente das suas necessidades. “Tem mês que você vai conseguir 5 mil reais, tem mês que você vai conseguir 3 mil de rentabilidade”, projeta Trotta. 

Agora, se essa variação não for atrativa para o investidor, o recomendado é olhar para uma saída mais contratual. “Se você acha que essa volatilidade é preocupante, recomendo a olhar para imóveis com locação mais tradicional, com contrato de 30 meses”, diz.

O que levar em consideração para saber se vale a pena comprar um imóvel para alugar em 2021

Gustavo Kosnitzer, responsável pela área de mercado de capitais da Warren, vê com otimismo o mercado imobiliário, embora veja com cautela o desejo de investir diretamente na área. “Existe toda uma jornada para se comprar um imóvel. Os custos de transação, ter que procurar o inquilino, tudo o que se paga de imposto”, conta. 

Isso porque é uma iniciativa que vem com custos inerentes à área como, por exemplo, o custo de vacância. “A hora de comprar é fácil, é preciso olhar para a hora de conseguir alguém para conseguir uma rentabilidade”, recomenda Kosnitzer.

O analista de Fundos Imobiliários da Ativa, Gabriel Teixeira, aponta para os riscos dessa dinâmica de locação. “Um proprietário que comprou um imóvel desembolsa um dinheiro muito grande. Com esse dinheiro ele não consegue diversificar”, atenta. Teixeira indica os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), para quem deseja manter o pé na venda de imóveis e garantir um retorno maior.

“Há mais facilidades. É muito mais acessível e existe uma diversificação de portfólio maior. É possível investir em shoppings, hospitais, bancos, você consegue montar sua carteira”, recomenda o analista. 

Veja como avaliar se um imóvel é uma boa opção de investimento, segundo os especialistas

1. Entenda a concorrência na sua região

Procure saber qual a faixa de valor nas redondezas. Você estará competindo com quantas residências? 

2. Pense no futuro antes de comprar imóvel para alugar em 2021

Casas preparadas para receber intervenções tecnológicas são mais atrativas, principalmente em setores mais nobres. É preciso levar isso em consideração para prever os custos na adaptação do local.

3. Atente para o preço de manutenção

Avalie o vai ter que pagar marcenaria, visto, terá custo que curta estada. Um custo de R$ 1.200 a R$ 2.000 por metro quadrados.

4. Conheça o seu público

É importante estudar o local de investimento. Há interesse maior, por exemplo, em locais com área de lazer. 

Quer continuar acompanhando as notícias sobre comprar imóvel para alugar em 2021? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp