Procon faz recomendações para comprar com segurança na Black Friday

De acordo com o Procon, buscar informações sobre a loja é fundamental para comprar com segurança na Black Friday. Veja mais orientações.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com a Black Friday cada vez mais próxima, a Fundação Procon SP traz recomendações de como comprar com segurança. Um dos principais cuidados está relacionado às informações sobre as lojas, no caso de compras online. A entendidade recomenda que os usuários observem se o site disponibiliza informações como CNPJ, e-mail, telefone, endereço físico e nome da empresa.

Além disso, o Procon também orienta que o consumidor consulte a “lista de atenção” antes de efetuar qualquer compra. Para acessá-la, clique aqui.

“Ao realizar a compra, é indicado salvar os documentos referentes ao pedido, que podem ser necessários em caso de problemas. Outra medida importante é evitar as compras por impulso; consultar o orçamento e avaliar se a compra não irá comprometê-lo”, disse a entidade, em comunicado.

Em relação às compras para as crianças, segundo o Instituto de Peso e Medidas (Ipem) de São Paulo, os brinquedos devem possuir indicação da faixa etária e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A entidade ainda destaca a importância de evitar a compra de artigos infantis em qualquer tipo de comércio informal. “Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender às condições mínimas de segurança”.

Já a Polícia Civil de São Paulo recomenda que o cliente confira, na hora de efetuar o pagamento da compra, se o beneficiário é de fato a loja escolhida. “Jamais forneça senha pessoais e prefira usar cartões virtuais, aqueles que são utilizados em apenas uma compra. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu respectivo banco e seguir as orientações”.

Sobre a Black Friday

A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalinas com grandes promoções em diversas lojas e estabelecimentos comerciais. O evento ocorre após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Dessa forma, é celebrado no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Em 2021, a data cairá no próximo dia 26 de novembro.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre comprar com segurança na Black Friday? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp