Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Preços das passagens aéreas crescem 18,33%; especialistas dão dicas para economizar nos gastos com viagens

Viajar de avião ficou, em média, 18,33% mais caro na comparação com abril. Saiba dicas para economizar.

rafela
Rafaela Souza Jornalismo

Com a disparada dos preços de combustíveis nos últimos meses, as passagens aéreas ficaram mais caras no Brasil. De acordo com a último balanço da inflação brasileira, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o preço das passagens aéreas subiu 18,33%.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação ficou em 0,47% em maio, após ter alcançado 1,06% em abril, sendo que as passagens aéreas e os remédios exerceram maior pressão sobre a taxa.

Continua após a publicidade

Diante desse cenário, o iDinheiro conversou com especialistas para entender o que pode ser feito nesse momento de disparada dos preços e como otimizar gastos e economizar em viagens

O que fazer nesse momento de alta de preços?

De acordo com o gerente de negócio da MaxMilhas, Rafael Palácio, a principal dica para quem não pode planejar uma viagem a longo prazo e precisa lidar com a alta dos preços é aproveitar os próprios gastos do cartão de crédito para fazer renda extra: “Muitas vezes visto como vilão, na realidade, se usado da forma certa, o cartão de crédito pode trazer muitas vantagens. Afinal, o consumidor pode fazer dinheiro com os próprios gastos do dia a dia, uma vez que as compras em alguns cartões de crédito geram pontos automaticamente. Dessa forma, os pontos podem ser transformados em milhas que, se vendidas, garantem dinheiro extra”, explica o especialista.

Continua após a publicidade

Além disso, como explica Carlos Eduardo de Andrade Jr., diretor executivo do Banco BS2, alguns gastos independem da antecedência da compra ou do período do ano, ao contrário das passagens e hospedagens, por exemplo. Nesse caso, como o preço das passagens já está alto, o consumidor pode se organizar para economizar com outros gastos como as taxas de câmbio.

“Utilizar uma conta internacional para pagamento de compras no exterior pode gerar uma economia de até 12% em taxas em comparação com outras formas de pagamento, além de poder aproveitar a melhor cotação de câmbio, sem surpresas na fatura”, acrescenta.

O especialista também ressalta que, no caso de quem decidiu fazer uma viagem de férias de última hora, por exemplo, existem outras oportunidades interessantes para economizar: “No caso dos passeios, muitas cidades têm um dia de acesso gratuito a algumas atrações, como museus ou monumentos. Há também opções para aquisição antecipada e com desconto de tíquetes para acesso a transporte como ônibus de turismo, metrôs, trens e até para aluguel de automóveis. Vale ficar atento às datas e aproveitar as oportunidades”.

Confira 5 dicas para economizar em viagens

Com a alta no preço das passagens aéreas, é importante ficar atento a alguns cuidados e dicas importantes na hora de planejar a próxima viagem. Por isso, reunimos as principais dicas dos especialistas ouvidos pela nossa equipe para você otimizar os gastos e economizar.

Continua após a publicidade

Pesquise os preços com antecedência

Segundo Rafael, o mais importante é pesquisar os serviços de viagem em diferentes empresas consolidadas e de confiança do mercado. “É importante observar o mercado como um todo, como está a oferta para o período que deseja viajar, buscar antecedência na compra e analisar períodos de alta e baixa temporada. Isso vale tanto para passagens aéreas, hospedagens e pacotes”, explica.

Outro ponto levantado por Carlos é a possibilidade de buscar diferentes opções de passagens aéreas para economizar: “Uma passagem com escalas e conexões, por exemplo, pode ter um custo bem abaixo de um voo direto e, especialmente para viagens mais longas, pode ser uma boa opção”.

icon

“É essencial pesquisar bastante para garantir o melhor valor. Afinal, os preços mudam com muita frequência, o que faz com que seja possível encontrar, em um mesmo dia, preços diferentes para um mesmo voo e data”, afirma Rafael.

Além dessas boas práticas na hora de pesquisar as opções de passagens aéreas, pode ser interessante optar por aeroportos alternativos e realizar alguns deslocamentos de transporte terrestre para chegar ao destino final ou, ainda, combinar a ida e a volta em companhias aéreas diferentes. Isso pode ser feito através de plataformas como a MaxMilhas, por exemplo, que ajudam a comparar os diferentes preços disponíveis para o destino da sua viagem.

Tarifas e serviços de voo

O especialista da MaxMilhas também aponta que nem sempre a melhor tarifa será a mais barata, já que isso depende da necessidade de cada viajante: “Às vezes a tarifa mais em conta pode ter conexões muito longas, sendo uma viagem mais cansativa, ou não incluem serviços que podem ser importantes, como bagagens e escolha de assento”.

Continua após a publicidade

Ademais, na hora de escolher os serviços disponíveis, é importante se atentar às bagagens, verificando se a tarifa que já possui a mala incluída é mais barata do que adquirir a tarifa e adicionar a mala posteriormente. Segundo o especialista, geralmente essa tarifa é mais barata quando comprada com antecedência pelo site ou aplicativo da companhia aérea. Se o consumidor optar pelo serviço de última hora, já no balcão da companhia no momento da viagem, o preço pode até dobrar de valor.

“Outro serviço bastante importante para viagens internacionais, principalmente no contexto da pandemia, é a remarcação de passagens. Optando por tarifas que deem flexibilidade para esse tipo de alteração, o consumidor vai evitar taxas salgadas em dólar caso ocorra alguma eventualidade”, complementa.

Atenção ao câmbio

Segundo o especialista Carlos, também é essencial ficar atento ao câmbio, especialmente no caso de moedas mais valorizadas que o real, como o dólar e o euro. “Nesse caso, vale aproveitar uma cotação mais baixa para montar uma reserva em moeda estrangeira em uma conta internacional, por exemplo, e não ficar sujeito às flutuações do câmbio mais próximo da viagem”, explica.

Assim, uma boa opção para economizar em viagens é utilizar uma conta internacional em dólar, como a conta BS2 GO! do BS2, por exemplo.

Continua após a publicidade

Se possível, prefira viajar em baixa temporada

Os especialistas também destacam a importância de se planejar com antecedência e, se possível, buscar datas e horários de voos menos procurados: “Alguns períodos como “feriadões” e férias, por exemplo, possuem uma demanda muito alta para alguns dias específicos, que geralmente todo mundo viaja. Nesses casos, a demanda por voos é muito superior à oferta, fazendo com que a passagem seja mais cara porque as companhias aéreas já sabem que os voos terão alta taxa de ocupação. Assim, o ideal é comprar as passagens com muita antecedência, buscar horários de voos que são menos procurados ou tentar viajar um dia antes do início e um dia depois do término dos dias de maior fluxo, no caso de feriados”, explica Rafael.

Utilize programas de pontos e milhas

Como explica Rafael, a forma mais tradicional de usar as milhas é por meio de passagens aéreas. Assim, uma das maneiras de conseguir milhas atualmente é acumulando pontos no cartão de crédito para, posteriormente, fazer a transferência para o programa de fidelidade de alguma companhia aérea. 

No entanto, o especialista alerta que é importante verificar se a melhor opção para economizar está na companhia aérea em que o consumidor possui milhas: “Nesse caso, é possível vender as milhas em sites especializados, como a MaxMilhas, e comprar a passagem na companhia que estiver mais barata”, explica.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre como economizar em viagens? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.