Quer começar no mercado de ações? Veja dicas e onde investir

Um passo importante para começar no mercado de ações é conhecer qual o perfil de risco do investidor. Confira algumas ações mais previsíveis para começar.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Em busca de aplicações mais rentáveis em meio à Selic no menor patamar histórico, mais pessoas buscaram começar no mercado de ações. A Bolsa de Valores ultrapassou em setembro de 2020 a marca de três milhões de investidores pessoas físicas.

Para entrar nesse mundo, o investidor deve ter, além do desejo por maior rentabilidade, um perfil que suporte um risco maior que o de investimentos em renda fixa. Tanto que a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) exige um teste de suitability quando novos clientes entram em uma corretora.

Ainda que o mercado de ações traga mais risco que a renda fixa, é possível molhar os pés antes de pular de cabeça, apostando em ações que têm um perfil mais previsível.

Confira dicas de especialistas para tomar decisões da melhor forma possível.

Perfil em primeiro lugar

O primeiro passo para quem quer começar no mercado de ações é definir um perfil. O analista da Ativa Investimentos Marcio Loréga recomenda, inclusive, que isso seja feito antes mesmo de escolher uma corretora para investir.

Isso porque o perfil de risco pode influenciar na escolha de qual corretora escolher para investir. 

“Com base nisso ele [o investidor] vai entender quanto de recurso pode destinar, o tempo em que pretende deixar o recurso investido e um planejamento mínimo de destinação para esse recurso”, afirma.

As corretoras têm indicações de carteiras diferentes para cada perfil. Uma carteira mais conservadora, por exemplo, têm ativos mais previsíveis, de empresas mais consolidadas no mercado. Por outro lado, quem tem um perfil mais arrojado pode apostar em tendências novas, sabendo que a rentabilidade pode ser tão alta quanto o risco.

Objetivos claros para começar no mercado de ações

Definido o perfil de risco, o investidor deve pensar no objetivo pelo qual ele está investindo, já que isso influenciará no tempo em que o recurso ficará investido. Isso também influencia na escolha das primeiras ações.

Alguém que está investindo para construir a própria aposentadoria, por exemplo, pode traçar estratégias de longo prazo. Uma opção, nesse caso, é focar em uma carteira para receber dividendos de uma empresa. 

“Aqueles que já tem um perfil mais arrojado dentro do arrojado, vou buscar uma carteira que oscila mais, maior potencial de ganho e potencial de risco. Uma carteira semanal para gerar uma renda em um nível mais rápido e maior”, indica Marcio.

Para a assessora de investimentos da Messem Investimentos Gabriela Hoffman, o mercado de ações deve ser um investimento de longo prazo.

“O investidor que começa hoje tem que ter em mente que você tá investindo naquela empresa para que a empresa possa crescer e se desenvolver, auxilia até no desenvolvimento econômico do país”, argumenta. 

Onde é mais seguro investir

Mesmo dentro do mercado de ações existem ações com alguma previsibilidade. 

“Há um tempo a gente tinha as ações no setor de telefonia, elétricas, bancos, que eram as ações da velha economia, essas tinham uma previsão maior de fluxo de caixa, dividendos mais previsíveis, uma previsibilidade maior”, cita Marcos.

Ele pontua que, com a pandemia, outras ações ligadas a tecnologia e e-commerce tiveram altas acima do normal e podem se tornar as novas ações “confiáveis”. 

Gabriela indica que uma opção mais segura para quem vai começar no mercado de ações são ligadas a alguns setores que independem do ciclo econômico, como commodities, indústrias, alimentação e bebidas

Ela salienta que, além de buscar ações “estáveis” é importante confiar na empresa em que se está apostando, pesquisando antes para fazer um investimento consciente.

Carteiras para começar no mercado de ações

Confira as apostas da XP Investimentos para fevereiro, de acordo com o perfil de risco do investidor.

Todas as opções estão disponíveis no site

Carteira precavida (Conservador)

PrecavidoAlocação
Pós Fixado100.00%
Selection FIC RF CP LP15.00%
XP Top FI RF CP LP15.00%
Augme 45 Advisory FIC RF CP15.00%
ARX Denali FIC RF CP15.00%
Polo Crédito Corporativo Adv FI RF CP LP15.00%
LFT Selic + 0,062% Set/2115.00%
CDB GMAC 120%CDI 2 anos5.00%
CDB Realize 129% CDI 2 anos5.00% 

Carteira Defensiva (Conservador/Moderado)

DefensivoAlocação
Pós Fixado57.50%
Selection FIC RF CP LP11.00%
XP Top FI RF CP LP11.00%
Augme 45 Advisory FIC RF CP11.00%
JGP Corporate Feeder III FIC RF CP LP11.00%
LFT Selic + 0,062% Set/217.50%
CDB GMAC 120%CDI 2 anos3.00%
CDB Realize 129% CDI 2 anos3.00%
Inflação5.00%
XP Debêntures Incentivadas FIC FIM CP2.50%
NTN-B IPCA+2,64% Ago-282.50%
Renda Fixa Global2.50%
Oaktree Global Credit FIC FIM IE1.50%
Moneda LATAM Credit Advisory FIC FIM IE CP1.00%
Multimercado25.00%
Absolute Vertex Advisory FIC Multimercado6.00%
Kapitalo Kappa Advisory FIC FIM6.00%
Moat Capital Equity Hedge FIC FIM5.50%
Giant Darius FIC Multimercado2.50%
Absolute Alpha Marb Advisory FIC FIM2.50%
Giant Sigma Advisory FIC Multimercado2.50%
Renda Variável2.50%
Selection Ações FIC FIA2.50%
Renda Variável Global7.50%
COE ESG Taxa Fixa ou Alta Limitada2.50%
MS Global Opportunities Adv IE FIC Ações2.50%
Trend ESG Global FIM2.50% 

Carteira cautelosa (Moderado)

CautelosoAlocação
Pós Fixado85.00%
Selection FIC RF CP LP15.00%
XP Top FI RF CP LP15.00%
JGP Corporate Feeder III FIC RF CP LP15.00%
Polo Crédito Corporativo Adv FI RF CP LP15.00%
Trend Pós-Fixado FIC RF Simples10.00%
Augme 45 Advisory FIC RF CP5.00%
LFT Selic + 0,062% Set/2110.00%
Inflação10.00%
DEB Petrobras IPCA+3,45% Jul/345.00%
NTN-B IPCA+2,64% Ago-285.00%
Renda Fixa Global5.00%
MS Global Fixed Inc Adv IE FIC Multimercado5.00%

Gostou deste conteúdo? Então, assine a newsletter iDinheiro e receba tudo o que você precisa saber para cuidar bem do seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp