As reclamações no Procon-SP por cobrança indevida de crédito consignado tiveram um aumento expressivo de 887% em novembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
No penúltimo mês de 2020, foram registradas 829 queixas, contra apenas 84 registros em 2019.
Houve 2.290 registros de reclamações sobre crédito consignado em geral entre janeiro e novembro do ano passado.
Já em 2020, as reclamações gerais em relação ao crédito consignado em foram 5.426 — o que representa um crescimento de 137%.
Cobrança indevida de crédito consignado
O Procon ressalta que é fundamental que o consumidor recorra à entidade caso constate descontos no benefício referente a empréstimos que não foram contratados por ele.
Além disso, também recomenda que a instituição financeira que está fazendo os descontos seja questionada.
Vale a pena salientar que a concessão de empréstimos consignados sem a solicitação do consumidor é considerada uma prática abusiva e configura grave violação ao Código de Defesa do Consumidor.
Em nota, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou que o aumento de reclamações é resultado da ganância das instituições financeiras pela captação novos clientes.
De acordo com ele, elas se aproveitam a mudança da legislação e dos problemas provocados pela pandemia — como o baixo poder aquisitivo e a dificuldade financeira de boa parte da população.
Canais de contato do INSS
Caso isso esteja acontecendo com você, entre em contato com a ouvidoria do INSS imediatamente pelo site ou por telefone (número 135) e solicite tanto o cancelamento da cobrança quanto a a devolução dos valores descontados, atualizados.
Ademais, caso formalize reclamação junto à instituição financeira que está realizando os descontos e o problema não seja resolvido, não hesite em registrar uma reclamação no Procon-SP.
Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail para se manter sempre atualizado sobre tudo o que acontece no universo financeiro.