As reclamações no Procon-SP por cobrança indevida de crédito consignado tiveram um aumento expressivo de 887% em novembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
No penúltimo mês de 2020, foram registradas 829 queixas, contra apenas 84 registros em 2019.
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Houve 2.290 registros de reclamações sobre crédito consignado em geral entre janeiro e novembro do ano passado.
Já em 2020, as reclamações gerais em relação ao crédito consignado em foram 5.426 — o que representa um crescimento de 137%.
Cobrança indevida de crédito consignado
O Procon ressalta que é fundamental que o consumidor recorra à entidade caso constate descontos no benefício referente a empréstimos que não foram contratados por ele.
Além disso, também recomenda que a instituição financeira que está fazendo os descontos seja questionada.
Vale a pena salientar que a concessão de empréstimos consignados sem a solicitação do consumidor é considerada uma prática abusiva e configura grave violação ao Código de Defesa do Consumidor.
Em nota, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou que o aumento de reclamações é resultado da ganância das instituições financeiras pela captação novos clientes.
De acordo com ele, elas se aproveitam a mudança da legislação e dos problemas provocados pela pandemia — como o baixo poder aquisitivo e a dificuldade financeira de boa parte da população.
Canais de contato do INSS
Caso isso esteja acontecendo com você, entre em contato com a ouvidoria do INSS imediatamente pelo site ou por telefone (número 135) e solicite tanto o cancelamento da cobrança quanto a a devolução dos valores descontados, atualizados.
Ademais, caso formalize reclamação junto à instituição financeira que está realizando os descontos e o problema não seja resolvido, não hesite em registrar uma reclamação no Procon-SP.
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