Quer ficar por dentro de todas as notícias sobre maquininhas e conferir dicas para o seu negócio? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do WhatsApp onde compartilhamos todas as atualizações sobre máquinas de cartão!
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Governo Federal, mais de 1,3 milhões de empresas foram abertas no Brasil nos primeiro quatro meses de 2023. Esse número representa um aumento de mais de 21% em relação ao último quadrimestre de 2023.
Diante disso, os desafios para os micro e pequenos empreendedores brasileiros se destacarem nesse mercado são cada vez maiores. Por isso, reunimos as principais ações e soluções indicadas pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, que podem facilitar a vida desses empreendedores e alavancar suas vendas.
1. Facilidade e agilidade em receber os pagamentos de suas vendas
Receber o lucro das vendas realizadas com agilidade e facilidade é um fator importante, principalmente para os micro e pequenos empreendedores que precisam de capital de giro para os gastos do dia a dia e eventuais adversidades.
Dessa forma, para ter mais liberdade e segurança e financeira, uma boa alternativa é optar por soluções como o Pagamento na Hora, da SumUp, que permite ao comerciante receber em até 1 hora as vendas realizadas pelas maquininhas de cartão, no crédito e no débito, inclusive aos fins de semana e feriados.
“Com soluções como essa, os empreendedores, que muitas vezes precisam rapidamente do dinheiro para comprar insumos ou pagar uma conta de luz ou água e não podem esperar sequer um dia útil pelo valor das vendas, podem se beneficiar e conseguir, mais rapidamente, que seus negócios cresçam e evoluam”, conta Carlos Grieco, CEO da SumUp no Brasil.
2. Conta digital
A abertura de contas digitais pode garantir agilidade, simplificando pagamentos e outros processos financeiros de micro e pequenos empreendedores.
Contas digitais permitem, por exemplo, que empreendedores façam transferências, paguem contas e até recarreguem o celular, tudo isso com facilidade e agilidade. “Os clientes da SumUp utilizam, inclusive, o Pagamento na Hora em nossa conta digital, visto que a solução é atrelada ao SumUp Bank”, explica o CEO.
3. Apoio financeiro para o crescimento
A colaboração é uma das ferramentas centrais do empreendedorismo. Ela pode ser uma alavanca para impulsionar as vendas, principalmente, nas pequenas empresas. E, atualmente, vemos diversos empreendedores enfrentando essa dificuldade. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela SumUp, 32% dos entrevistados apontaram que a falta de acesso ao crédito é o maior obstáculo para o crescimento de seus negócios.
Nesse sentido, é importante buscar uma solução de empréstimos de acordo com a realidade da sua empresa. Na SumUp, por exemplo, essa opção gera oportunidade para que clientes da fintech paguem fornecedores, gerem fluxo de caixa e invistam em seus negócios.
4. Equipamentos e soluções que possibilitem e facilitem o recebimento de diversas formas de pagamento
Para os empreendedores que buscam prosperar, adotar soluções tecnológicas pode garantir uma rotina mais eficaz, seja para agilizar a gestão, automatizar sistemas ou mesmo melhorar a experiência de pagamento para o cliente.
“Cada negócio vai precisar de um conjunto diferente de ferramentas tecnológicas. Por isso, os empreendedores devem estar atentos e abertos a novidades que possam os ajudar a tornar suas empresas mais eficientes”, diz o executivo.
Pensando nisso, em 2022, a SumUp lançou a Solo, um novo leitor de cartões compacto e com tela sensível ao toque, de alta precisão, comparável aos melhores smartphones do mercado. Recentemente, a fintech lançou a Solo Printer e a maquininha passou a também emitir comprovantes em papel. Com desenvolvimento 100% proprietário, a fintech criou um dispositivo totalmente voltado para a necessidade dos micro e pequenos negócios.
“As maquininhas são rápidas, muito seguras e contam com um eSIM integrado, um chip virtual que deixa a conexão mais ágil, pois muda de operadora de acordo com o melhor sinal disponível na região. Ou seja, são muito versáteis e confiáveis, operando sempre com uma excelente performance, tanto pela segurança do processamento das transações, como pela autonomia de bateria”, conta o CEO.
5. Suporte e atendimento de qualidade aos empreendedores
Outro fator aliado ao crescimento de micro e pequenos empreendedores é o suporte recebido de seus fornecedores. A rapidez, a facilidade e a maneira com a qual empresas parceiras resolvem eventuais problemas podem ser diferenciais decisivos para empreendedores que não podem perder tempo e vendas por conta de uma maquininha ou um serviço que não funciona, por exemplo.
Sendo assim, é fundamental ter como fornecedor de soluções de pagamentos empresas que entendam dessa necessidade e que contem, especialmente, com atendimento personalizado, humanizado, altamente especializado e ágil.
Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre dicas para micro e pequenos empreendedores? Então, não deixe de participar da comunidade do iDinheiro no WhatsApp sobre o tema e ativar as notificações push.