Calendário da retomada da prova de vida é mantido pelo INSS

Embora projeto de suspensão do procedimento tenha sido aprovado na câmara, calendário da retomada da prova de vida é mantido.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última quinta-feira, 15, um dia após a Câmara suspender prova de vida até o fim do ano, o INSS informou que o calendário da retomada da prova de vida será mantido.

Aposentados e pensionistas que não fazem a atualização cadastral desde o início da pandemia, em março de 2020, deverão realizar o procedimento de acordo com os prazos estabelecidos no calendário oficial do órgão. Segundo o INSS, a suspensão aprovada pela Câmera só será analisada após a conclusão da tramitação da medida.

PL 385/21

O projeto de lei (PL) 385/21, apresentado originalmente pelo senador Jorginho Mello (PL-SC), que permite que médicos e outras autoridades atestem que os beneficiários estão vivos, foi alterado pela Câmara e precisará ser reavaliado no Senado.

A prova de vida voltou a ser exigida em junho deste ano e o INSS estabeleceu diferentes prazos a fim de evitar aglomerações. O calendário distribui os beneficiários de acordo com o vencimento da prova de vida original. Para os beneficiários que tinham que atualizar o cadastro até abril de 2020 e não o fizeram, o novo prazo expirou em junho. No entanto, isso não impede que a regularização seja feita para que o benefício continue sendo pago.

Para quem não fez o procedimento em maio ou junho de 2020, o novo prazo expirará neste mês de julho.

Calendário da retomada da prova de vida

Quando a prova de vida venceu ou vai vencerNovo prazo para realizar a prova de vida
Até abril de 2020Junho de 2021
Maio e junho de 2020Julho de 2021
Julho e agosto de 2020Agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021Novembro de 2021
Março e abril de 2021Dezembro de 2021
Maio e junho de 2021Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021Abril de 2022
Janeiro e fevereiro de 2022Maio de 2022
Março e abril de 2022Junho de 2022
Maio e junho de 2022Julho de 2022
Julho de 2022Agosto de 2022

Vale ressaltar que os beneficiários que renovaram suas senhas em 2020 ou em 2021 não precisam realizar o procedimento até 2022. Pessoas com dificuldades de locomoção e maiores de 80 anos podem realizar a comprovação por meio da nomeação de um procurador ou ligando para o 135 e solicitando a visita de um funcionário do INSS.

Onde fazer a prova de vida?

A prova de vida pode ser feita por diversos meios. São eles:

  • Presencialmente, nos bancos;
  • Pelo aplicativo Meu INSS (biometria facial);
  • Visita domiciliar (para acamados e maiores de 80 anos).

Meu INSS

Para realizar a prova de vida domiciliar pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download no Google Play e na App Store, é preciso ter os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identificação com foto do titular do benefício (CNH, RG ou CTPS);
  • CPF do titular do benefício;
  • Documento de identificação com foto do procurador (CNH, RG ou CTPS);
  • CPF do procurador;
  • Procuração particular ou pública, ou documento-modelo do INSS;
  • Atestado médico, em caso de impossibilidade de locomoção ou doença contagiosa, assinado há menos de 30 dias.
  • Declaração de internação em casa de recuperação de dependentes químicos, quando for o caso.
  • Ou clínica de reabilitação, com até 30 dias de emissão.

Procuração

O procurador cadastrado no Meu INSS pode ir ao banco realizar a prova de vida em nome da pessoa que está impossibilitada de comparecer a agência. Se a procuração cadastrada já tiver mais de um ano, será necessário renová-la. Para nomear um procurador ou renovar uma procuração, basta seguir as orientações clicando aqui.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o calendário da retomada da prova de vida do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp