A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do FGTS para moradores de 76 cidades atingidas pela chuva. A solicitação do saque pode ser feita por meio do aplicativo FGTS.
Para fazer a solicitação, o trabalhador deve ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque por motivo de calamidade em período inferior a 12 meses. Além disso, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220.
Quem tem direito ao saque FGTS por motivo de calamidade?
Trabalhadores de 76 municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram habilitados a solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade. Confira a lista completa dos municípios e o prazo para a solicitação do saque no site da Caixa.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para fazer a solicitação, os trabalhadores podem consultar o saldo do FGTS de três formas diferentes:
1. Por correspondência: O trabalhador pode receber o extrato do FGTS de maneira física em seu endereço. Para isso, basta ir até uma agência da Caixa ou ligar para 0800 726 01 01.
2. Pelo site da Caixa: Nesse caso, o trabalhador deve informar o número do NIS (Pis/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que contenha o número. Também será necessário usar a senha cadastrada por você ou a Senha Cidadão.
3. Pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.
Como solicitar o saque do FGTS?
A solicitação do saque do FGTS por motivo de calamidade deve ser feita através do aplicativo FGTS, sem necessidade de ir até uma agência da Caixa.
Para fazer a solicitação, o trabalhador deverá encaminhar um documento de identificação com foto, como carteira de habilitação ou identidade, e um comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
O valor poderá ser creditado em uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em qualquer outro banco.
Quer continuar acompanhando notícias sobre o FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.