Caixa libera saque do FGTS para moradores de 76 cidades atingidas por chuvas

Saque do FGTS por motivo de calamidade pode ser feito pelo próprio aplicativo, com valor máximo para retirada de R$ 6.220.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do FGTS para moradores de 76 cidades atingidas pela chuva. A solicitação do saque pode ser feita por meio do aplicativo FGTS.

Para fazer a solicitação, o trabalhador deve ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque por motivo de calamidade em período inferior a 12 meses. Além disso, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

Quem tem direito ao saque FGTS por motivo de calamidade?

Trabalhadores de 76 municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram habilitados a solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade. Confira a lista completa dos municípios e o prazo para a solicitação do saque no site da Caixa.

Como consultar o saldo do FGTS?

Para fazer a solicitação, os trabalhadores podem consultar o saldo do FGTS de três formas diferentes:

1. Por correspondência: O trabalhador pode receber o extrato do FGTS de maneira física em seu endereço. Para isso, basta ir até uma agência da Caixa ou ligar para 0800 726 01 01.

2. Pelo site da Caixa: Nesse caso, o trabalhador deve informar o número do NIS (Pis/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que contenha o número. Também será necessário usar a senha cadastrada por você ou a Senha Cidadão.

3. Pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.

Como solicitar o saque do FGTS?

A solicitação do saque do FGTS por motivo de calamidade deve ser feita através do aplicativo FGTS, sem necessidade de ir até uma agência da Caixa. 

Para fazer a solicitação, o trabalhador deverá encaminhar um documento de identificação com foto, como carteira de habilitação ou identidade, e um comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

O valor poderá ser creditado em uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em qualquer outro banco.

Quer continuar acompanhando notícias sobre o FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp