A Caixa e WhatsApp fecharam parceria para o envio de avisos sobre o auxílio emergencial. Com isso, a partir dos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre datas de depósito, de pagamento e de saque em seu celular.
Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do auxílio.
Com informações da Agência Brasil e Extra.
Caixa e WhatsApp: beneficiários com celular cadastrado no aplicativo CaixaTem receberão as mensagens
Beneficiários com celular cadastrado no aplicativo CaixaTem receberão as mensagens do banco. Serão enviados avisos sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais comunicados. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento.
Para Guimarães, o uso do WhatsApp é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários que, muitas vezes, estão sem acesso à internet e, assim, não têm condições de entrar no site para tirarem dúvidas e fazerem consultas.
“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou ele.
Usuários devem ficar atentos para evitarem cair em golpes
O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan, alerta que os usuários devem ficar atentos para evitarem cair em golpes.
“Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”, disse Durigan. As mensagens serão enviadas de uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp.
Abaixo, confira algumas dicas da Caixa para sua segurança:
- Verifique o selo de autenticidade do canal da Caixa no WhatsApp.
- Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pelo banco.
- Certifique-se de que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da instituição.
- Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais.
- A Caixa não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente.
- Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
- Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber.
- Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
- Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados.
- A Caixa não pede senha e assinatura eletrônica na mesma página.
- Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica.
- O banco não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
- A instituição não envia empregado ou motoboy para recolher cartões.
- Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela Caixa, sempre verifique se o perfil é oficial.
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muito bom
eu antecipei 3 saque aniversário!eu tenho direito a pegar ô auxílio FGTS esse ano?
Olá, Adenilson! Tudo bem?
É necessário entrar em contato com a CAIXA para verificar.