Caixa e WhatsApp fecham parceria para envio de avisos sobre auxílio

Cooperação entre Caixa e WhatsApp é importante para garantir acesso à informação a beneficiários que estão sem acesso à internet.

Escrito por Lilian Calmon

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A Caixa e WhatsApp fecharam parceria para o envio de avisos sobre o auxílio emergencial. Com isso, a partir dos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre datas de depósito, de pagamento e de saque em seu celular.

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do auxílio.

Com informações da Agência Brasil e Extra.

Caixa e WhatsApp: beneficiários com celular cadastrado no aplicativo CaixaTem receberão as mensagens

Beneficiários com celular cadastrado no aplicativo CaixaTem receberão as mensagens do banco. Serão enviados avisos sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais comunicados. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento.

Para Guimarães, o uso do WhatsApp é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários que, muitas vezes, estão sem acesso à internet e, assim, não têm condições de entrar no site para tirarem dúvidas e fazerem consultas.

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou ele.

Usuários devem ficar atentos para evitarem cair em golpes

O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan, alerta que os usuários devem ficar atentos para evitarem cair em golpes.

“Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”, disse Durigan. As mensagens serão enviadas de uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp.

Abaixo, confira algumas dicas da Caixa para sua segurança:

  • Verifique o selo de autenticidade do canal da Caixa no WhatsApp.
  • Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pelo banco.
  • Certifique-se de que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da instituição.
  • Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais.
  • A Caixa não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente.
  • Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
  • Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber.
  • Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
  • Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados.
  • A Caixa não pede senha e assinatura eletrônica na mesma página.
  • Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica.
  • O banco não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
  • A instituição não envia empregado ou motoboy para recolher cartões.
  • Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela Caixa, sempre verifique se o perfil é oficial.

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