Cadastro de chaves do PIX chega a 100 milhões em dois meses

O número de cadastro de chaves do PIX chegou a 100 milhões na última quinta-feira, 3, menos de dois meses depois do lançamento do sistema de pagamentos.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Após quase dois meses do início do cadastro de chaves do PIX, o Banco Central (BC) anunciou na última quinta-feira, 3, a marca de mais de 100 milhões de solicitações para utilizar o sistema.

Até o momento, 40 milhões de pessoas físicas e cerca de 2,5 milhões de empresas fizeram realizaram o cadastro de chaves. Ao todo, foram 34,4 milhões de CPFS cadastrados pelas instituições financeiras.

Quais os cadastro de chaves de PIX mais usados?

O número de celular aparece logo após do CPF, na segunda colocação de número de cadastros, com 22,4 milhões de chaves cadastradas.

Já as chaves aleatórias representam uma numeração expressiva de 23, milhões, seguida pelo e-mail, com 15,8 milhões.

Em relação às contas jurídicas, cerca de 2,1 milhões de empresas realizaram o cadastro prioritário para o número do CNPJ.

Uma pessoa pode fazer até 5 cadastros de chaves de PIX por CPF, que podem ser distribuídos para diferentes instituições financeiras. Já as empresas conseguem cadastrar até 20 chaves. 

Entretanto, eles não podem ser repetidos, levando o usuário a escolher de maneira estratégica qual deseja usar. 

Sobre o PIX

Desde o lançamento, em 16 de novembro, o PIX já movimentou mais de R$ 36,8 bilhões de reais, com mais de 735 instituições financeiras cadastradas na primeira fase da plataforma. 

O sistema permite fazer pagamentos ou enviar dinheiro de para pessoas ou empresas de forma instantânea, com um prazo máximo de espera de até 10 segundos, independentemente do dia da semana ou horário útil. 

Toda a utilização ocorre de maneira gratuita para consumidores finais e microempreendedores individuais. As empresas pagam taxas estabelecidas por cada instituição financeira para a utilização da plataforma. Alguns bancos digitais e fintechs tornaram o sistema gratuito para pessoas jurídicas.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar recebendo todos os conteúdos sobre o mercado financeiro em tempo real. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp