BTG+ lança conta com inteligência artificial que orienta gasto do cliente

Propósito da conta com inteligência artificial é incluir educação financeira no dia a dia das pessoas. Veja como funciona e como obter novidade.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


BTG+, banco de varejo do BTG Pactual, está lançando o Finanças+, uma conta com inteligência artificial que orienta gasto do cliente. O propósito da ferramenta é incluir educação financeira no dia a dia das pessoas.

Introduzido no país por fintechs como o GuiaBolso, ela já é bastante utilizada em bancos de países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra, contou o head do BTG+, Rodrigo Cury, à EXAME Invest.

“Os dados são atualizados em tempo real. Enquanto o cliente movimenta a conta corrente e usa o cartão, a ferramenta analisa a maneira como o dinheiro é gasto”, afirmou o executivo.

Conta com inteligência artificial possibilita ver quanto os seus gastos representam na renda mensal

A conta com inteligência artificial possibilita aos usuários ver quanto os seus gastos, que são classificados em categorias e estabelecimentos, representam na renda mensal. Por exemplo, o valor gasto em um determinado mês com viagens de Uber e pedidos de comida no iFood, caso eles estejam entre os cinco estabelecimentos que registrem o maior volume de transações no período.

O Finanças+ também dará dicas diárias para ajudar o cliente a atingir objetivos financeiros traçados, permitindo comparativos e cadastro de lembretes. Para isso, basta informar o valor que se deseja gastar por categoria e programar avisos para quando esses limites estiverem perto de serem atingidos. A ferramenta também facilita o monitoramento do saldo em conta corrente, como forma de evitar o uso do cheque especial.

Ao longo dos próximos meses, novos recursos serão incorporados, seguindo as fases do open banking. “Quando a segunda fase do open banking for iniciada, no dia 15 de julho, o cliente poderá gerenciar não apenas que tem no banco mas também em outras instituições financeiras que permitam o compartilhamento de informações com o banco. Poderemos incluir o crédito imobiliário que ele tem na Caixa e informações do banco no qual ele recebe o salário”, exemplificou Cury.

Futuramente, o BTG+ pretende inserir dados sobre crédito e investimentos, previstos na fase 3 e 4 do open banking. Assim, quando o cliente traçar metas financeiras, o banco poderá sugerir diferentes tipos de aplicações financeiras adequadas para um determinado objetivo.

Para utilizar, crie uma conta na BTG no siteou aplicativo para Androide iOS.

Gostou deste post? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp