Bloqueio de pagamentos pelo PIX não pode ser realizado

Karina Carneiro
Karina Carneiro
celular com logo do pix, representando bloqueio de pagamentos pelo pix
O assunto sobre o bloqueio de pagamentos pelo PIX veio à tona após usuário relatar em rede social a utilização do sistema como envio de mensagem.

Conforme o Banco Central, não há possibilidade bloqueio de pagamentos pelo PIX. O tema veio à tona na última segunda-feira, 4, após o relatos sobre a utilização do sistema de pagamentos para envio de mensagens.

De acordo com relatos no Twitter, uma usuária utilizou o sistema do Banco Central (BC) para pedir desculpas ao ex-namorado, já que o mesmo a bloqueou de todas as redes sociais e meios de comunicação. 

Continua após a publicidade

Com isso, a jovem enviou pagamentos em valores de R$ 0,01 com pedidos de desculpas nas mensagens.

Sobre o bloqueio de pagamentos pelo PIX

Se pronunciando sobre o assunto, o Banco Central disse que o PIX não conta com nenhum tipo de bloqueio de pagamentos por parte dos usuários. Segundo a instituição, tal ferramenta não está nos planos de desenvolvimento.

Entretanto, é possível realizar algumas configurações para evitar este tipo de situação de maneira mais simples. 

“O que o usuário pode fazer é configurar o aplicativo da instituição na qual mantém a conta para não receber a notificação do pagamento. Mas o pagamento em si não é bloqueável de regra”, informou o BC por meio de nota da assessoria de imprensa. 

À Folha de São Paulo, o usuário que fez o relato afirmou que chegou a apagar as chaves de PIX para não receber mais as mensagens e nem as quantias irrisórias em na conta corrente. 

É possível bloquear pagamentos em outros recursos financeiros?

Segundo o Banco Central, à Folha de S. Paulo, o bloqueio de pagamentos pelo PIX, bem como a impossibilidade do sistema de pagamento deve partir sempre da instituição financeira onde a chave está atrelada. 

Além disso, o BC também não permite o bloqueio de pagamento por usuários que desejem utilizar outros métodos de transferências financeiras, como o DOC e o TED.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e nem deixe de ativar as notificações Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.