INSS começa a pagar os benefícios de agosto hoje; veja o calendário

Mais de 36 milhões de pessoas recebem os benefícios de aposentadorias e pensões do INSS a partir desta quinta (25).

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quinta-feira, 25, os benefícios de aposentadorias e pensões referentes ao mês de agosto para os segurados que ganham um salário mínimo e possuem cartão com final 1. Aqueles que ganham mais de 1 salário mínimo receberão o pagamento até o dia 8 de setembro.

Os calendários consideram o número final do cartão, sem levar em conta o último dígito verificador que aparece após o traço. Confira abaixo.

Calendário de pagamento dos benefícios de agosto (até 1 salário)

Número Final do CartãoData de Recebimento
125 de Agosto
226 de Agosto
329 de Agosto
430 de Agosto
531 de Agosto
601 de Setembro
702 de Setembro
805 de Setembro
906 de Setembro
008 de Setembro

Para quem recebe o benefício no valor do salário mínimo, o piso nacional passou a ser de R$ 1.212 a partir de 1º de janeiro. Por lei, aposentados, pensionistas e beneficiários dos auxílios doença e reclusão não podem receber valores inferiores a um salário mínimo.

Calendário de pagamento dos benefícios de agosto (acima de 1 salário)

Número Final do CartãoData de Recebimento
1 e 601 de Setembro
2 e 702 de Setembro
3 e 805 de Setembro
4 e 906 de Setembro
5 e 008 de Setembro

Atualmente, mais de 36 milhões de pessoas no país recebem benefícios do INSS. Destes, mais de 60% recebem um salário mínimo.

Como consultar os benefícios?

É possível fazer a consulta aos benefícios de três maneiras. Veja a seguir.

1- Telefone 135

Uma maneira bem simples de consultar os benefícios do INSS é por meio da Central de Atendimento, no número 135. 

Ao ligar, basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações de segurança. O atendimento pode ser feito de segunda a sábado, das 7h às 22h.

2- Site Meu INSS

O beneficiário também pode acessar o site Meu INSS, que conta com diversos serviços digitais do INSS.

Após efetuar o login de acesso, na tela inicial, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” para acessar o seu extrato e todas as informações a respeito do pagamento do benefício.

3- Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS, disponível para download no Google Play e na App Store, é outra maneira de consultar os benefícios do INSS. Assim como no acesso via site, também é necessário efetuar o login para acessar as informações.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre pagamento de benefícios do INSS em agosto? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp