BC quer “lentamente” substituir o uso de dinheiro físico, diz diretor

O Banco Central (BC) pretende substituir o uso de dinheiro físico por meio de pagamentos eletrônicos. A expectativa é que transição seja lenta.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Central (BC) quer “lentamente” substituir o uso de dinheiro físico por meio de pagamentos eletrônicos, afirmou o diretor de organização do sistema financeiro e resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello. Por outro lado, ele garantiu que o BC não deixará de oferecer dinheiro físico sempre que houver demanda.

“Nosso objetivo é lentamente ao longo dos próximos anos digitalizar os meios de pagamento”, disse ele no evento virtual “PIX e Open Banking: Inovações e Prováveis Repercussões”, organizado pela Câmara Brasileira-Americana de Comércio (Amcham Brasil) em parceria com os escritórios Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, na última quinta-feira, 10.

Com informações do Valor Investe.

BC quer substituir o uso de dinheiro físico por que manejo das cédulas “é muito caro”

Conforme Pinho de Mello, o dinheiro físico “ainda é muito usado” no Brasil por questões sociais, culturais e econômicas. Contudo, ele destacou que o manejo das cédulas é muito caro. 

Na apresentação, o diretor também mostrou que, até o dia 7 deste mês, já haviam sido cadastradas mais de 104,7 milhões de chaves no PIX. Cerca de 100 milhões delas estão ligadas a pessoas físicas e mais de 4,65 milhões a pessoas jurídicas.

Nas Lojas Americanas, PIX entrará em funcionamento de forma gradual nos estabelecimentos físicos

Nas Lojas Americanas, o PIX entrará em funcionamento de forma gradual nos estabelecimentos físicos. No momento, ele está em fase de testes somente em 10 unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Os clientes que desejarem utilizá-lo nas lojas terão que informar o método escolhido no caixa. A solução de pagamento gera automaticamente um QR Code para ser lido com o celular. Após a autorização, a transação ocorre em até 10 segundos.

Aproveite e leia também: “‘Real digital vai substituir a moeda física’, diz presidente do BC”.

Quer acompanhar as notícias sobre a substituição do uso de dinheiro físico no Brasil? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp