Banco Central comunica vazamento de chaves Pix; saiba mais

O vazamento ocorreu com dados cadastrais do pix da Acesso Soluções de Pagamento. Segundo o BC, não houve vazamento de dados sensíveis como senhas.

Escrito por Júlia Ennes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira, 21, o vazamento de dados pessoais de 160,1 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento. No entanto, segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

Os dados foram expostos do dia 3 a 5 de dezembro do ano passado. As informações obtidas são de natureza cadastral, como nome de usuário e CPF, ou seja, não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

A nota informa que o vazamento se deu por “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”. A autarquia disse, ainda, que está apurando o caso, e que aplicará medidas de sanções que estão previstas na regulação atual do Pix.

Leia também: Criminosos aplicam golpe através do QR Code do Pix; saiba como não cair

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados no incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. “Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alerta a nota do Banco Central.

Esse é o segundo incidente de vazamento de dados cadastrais do Pix. O primeiro ocorreu em 24 de agosto de 2021, com exposição de dados vinculados a 414.526 chaves do Banco do Estado de Sergipe S.A. (Banese). 

Para fins de transparência, o BC criou uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo, acesse aqui.

Quer continuar acompanhando notícias sobre o Pix? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp