BC autoriza criação de ferramenta de devolução de dinheiro no PIX

A devolução de dinheiro no PIX estará disponível a partir de 16 de novembro, quando o sistema de pagamentos completa um ano. Saiba mais.

LilianCH
Lilian Calmon

O Banco Central (BC) autorizou a criação de uma ferramenta de devolução de dinheiro no PIX na última terça-feira, 8, Ela permitirá que o banco estorne valores para a conta do pagador em casos de fraude ou falha operacional.

A funcionalidade estará disponível a partir de 16 de novembro, quando o PIX completa um ano. A devolução poderá ser solicitada tanto pela instituição do recebedor quanto por quem pagou.

Continua após a publicidade

“A criação do mecanismo padroniza as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores nos casos em que exista fundada suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação”, explicou o BC em nota.

Objetivo da ferramenta de devolução de dinheiro no PIX é acelerar esse processo quando houver fraude ou falha

Desde o lançamento do PIX, os usuários podem devolver valores recebidos por meio do sistema, total ou parcialmente. No entanto, não havia previsão de que esse processo fosse iniciado pela instituição de relacionamento do recebedor.

“Assim, atualmente, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, de forma a efetuar as comunicações relacionadas a solicitações e recebimentos de pedidos de devoluções, dificultando o processo e aumentando o tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, reduzindo a eficácia das devoluções”, disse o BC.

Segundo a autarquia, o objetivo é acelerar o processo de devolução quando houver fraude ou falha. A transação constará do extrato das movimentações.

Aproveite e leita também: “Entenda as vantagens e desvantagens do PIX para suas finanças (e tire dúvidas sobre a segurança das suas informações)”.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o PIX? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.