Os bancos digitais ganharam um novo significado na pandemia. Diante dos novos hábitos adquiridos pelos brasileiros, as empresas tiveram uma aceleração significativa diante do mercado.
Mesmo que a concentração e o poder financeiro ainda esteja entre os bancos tradicionais, diferentes bancos digitais ganharam destaque e novos correntistas, sejam eles pessoa física ou jurídica.
Sem tarifas ou agências bancárias, a priorização do atendimento online foi um ponto significativo para a migração dos usuários para plataformas digitais ao longo do ano.
Com informações da Época Negócios
Bancos digitais na pandemia – Crescimento em números
De acordo com o levantamento realizado pela UBS Evidence Lab, a parcela de downloads de aplicativos de novas instituições financeiras digitais ultrapassou a dos bancos tradicionais em 2020.
“Calculamos que atualmente o país tenha mais de 60 milhões de contas digitais, sem considerar os números do Caixa Tem (usado para o pagamento do auxílio emergencial)”, disse o analista do UBS Thiago Batista para o veículo de comunicação.
Na análise do especialista, o crescimento dos bancos digitais na pandemia ocorreu pela confiança que as pessoas começaram a empregar nesses novos modelos de negócios.
“Hoje, vejo esse movimento sem volta. Quem começa a usar, não para”, afirmou.
Durante o ano passado, outros números chegaram a impressionar especialistas do mercado. Alguns players do mercado digital apresentaram números de crescimento significativo.
O Banco Inter, por exemplo, chegou a 8 milhões de correntistas até o final de 2020. Enquanto isso, o C6 Bank atingiu a marca de 3 milhões de clientes em menos de dois anos.
Já a carteira digital PicPay fechou 2020 com uma base de 30 milhões de pessoas cadastradas e ativas na plataforma.
Mercado tradicional começa a se movimentar
Entendendo que os serviços digitais são um caminho sem volta, algumas instituições financeiras tradicionais já começaram a se movimentar e disponibilizar serviços similares aos consumidores.
O Bradesco, por exemplo, foi o mais rápido nesta corrida. Há três anos, criou o Next, banco digital que atualmente conta com mais de 4 milhões de correntistas.
Já o Itaú, apesar de não disponibilizar um banco digital com todos os recursos habituais já conhecidos pela população, lançou a carteira digital Iti, concorrente direta da fintech PicPay.
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