Banco Central planeja cartão físico para implementar PIX Offline

Previsão é que o PIX Offline seja implementado ainda no quarto trimestre, junto com o PIX por aproximação e o mecanismo especial de devolução.

LilianCH
Lilian Calmon

O Banco Central (BC) planeja a criação de um cartão para auxiliar na implementação do PIX Offline. A declaração foi feita pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, na última quarta-feira, 30, em evento promovido pelo escritório de advocacia Mattos Filho.

Atualmente, o usuário precisa estar conectado à internet para conseguir realizar pagamentos ou transferências pela modalidade.

Continua após a publicidade

PIX Offline: cartão PIX funcionaria como uma espécie de cartão pré-pago

A ideia é que o cartão PIX funcione como uma espécie de cartão pré-pago. O consumidor conseguiria transferir recursos para ele enquanto estivesse online para usá-lo normalmente no offline.

“Em algum momento teremos o cartão PIX. Você aproxima o celular e transfere [o dinheiro]. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e quando voltar para o mundo online, você se conecta e pode transferir o seu saldo de volta. Em breve vamos oferecer esse produto também”, disse Campos Neto.

De acordo com o cronograma do BC, o PIX Offline deve ser implementado ainda no quarto trimestre deste ano, junto com o PIX por aproximação e o mecanismo especial de devolução, planejado como uma maneira de aumentar a rastreabilidade e reprimir fraudadores. Isso porque a devolução poderá ser solicitada tanto pela instituição do recebedor quanto por quem pagou.

Ainda no terceiro trimestre, a autarquia ainda planeja implementar o PIX Saque e o PIX Troco, que envolvem a possibilidade de sacar ou receber como troco das empresas de varejo o papel moeda, e o Agendamento PIX.

Em novembro, o PIX, sistema de pagamentos do BC, completa um ano.

Aproveite e leita também: “PIX 1 real é crime? Esquema pode ser entendido como pirâmide; veja como se proteger”.

Quer continuar acompanhando as notícias que importam para o seu dinheiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.