Banco Central planeja cartão físico para implementar PIX Offline

Previsão é que o PIX Offline seja implementado ainda no quarto trimestre, junto com o PIX por aproximação e o mecanismo especial de devolução.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Central (BC) planeja a criação de um cartão para auxiliar na implementação do PIX Offline. A declaração foi feita pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, na última quarta-feira, 30, em evento promovido pelo escritório de advocacia Mattos Filho.

Atualmente, o usuário precisa estar conectado à internet para conseguir realizar pagamentos ou transferências pela modalidade.

PIX Offline: cartão PIX funcionaria como uma espécie de cartão pré-pago

A ideia é que o cartão PIX funcione como uma espécie de cartão pré-pago. O consumidor conseguiria transferir recursos para ele enquanto estivesse online para usá-lo normalmente no offline.

“Em algum momento teremos o cartão PIX. Você aproxima o celular e transfere [o dinheiro]. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e quando voltar para o mundo online, você se conecta e pode transferir o seu saldo de volta. Em breve vamos oferecer esse produto também”, disse Campos Neto.

De acordo com o cronograma do BC, o PIX Offline deve ser implementado ainda no quarto trimestre deste ano, junto com o PIX por aproximação e o mecanismo especial de devolução, planejado como uma maneira de aumentar a rastreabilidade e reprimir fraudadores. Isso porque a devolução poderá ser solicitada tanto pela instituição do recebedor quanto por quem pagou.

Ainda no terceiro trimestre, a autarquia ainda planeja implementar o PIX Saque e o PIX Troco, que envolvem a possibilidade de sacar ou receber como troco das empresas de varejo o papel moeda, e o Agendamento PIX.

Em novembro, o PIX, sistema de pagamentos do BC, completa um ano.

Aproveite e leita também: “PIX 1 real é crime? Esquema pode ser entendido como pirâmide; veja como se proteger”.

Quer continuar acompanhando as notícias que importam para o seu dinheiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp