Banco Central inicia primeira fase do open banking com promessa de vantagens para o cliente

Por conta da pandemia, primeira fase do open banking foi adiada de novembro do ano passado para este mês. Veja todos os detalhes.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nesta segunda-feira, 1º, o Banco Central (BC) deu início à primeira fase do open banking, sistema que permitirá aos clientes de bancos o compartilhamento de dados para a obtenção de ofertas mais vantajosas em outras instituições.

Nesse primeiro momento, foi autorizado que dados públicos, como condições de contratos e taxas de juros, sejam compartilhados entre concorrentes. Ao longo de 2021, serão mais outras três etapas. 

A expectativa é que, a partir de agosto, as entidades participantes já consigam oferecer propostas a clientes, com juros menores.

Segundo o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, o sistema de compartilhamento de dados é seguro. 

Com informações de O Globo.

Primeira fase do open banking foi adiada para este mês

Pelo cronograma, a primeira fase do open banking começaria no fim de novembro. No entanto, por conta da pandemia, ela foi adiada para fevereiro a pedido das instituições financeiras.

Depois do sucesso do PIX, o objetivo do BC é estimular a concorrência, abrindo espaço para inovações, com produtos mais diversificados e personalizados.

Quando estiver totalmente implantado, o open banking deve ajudar o consumidor na tomada de empréstimo. Por exemplo, se a pessoa tem uma conta em determinado banco que oferece empréstimo com juros de 2% ao mês e 24 meses para pagar, ela pode verificar se outra instituição tem condições melhores.

Pelo aplicativo desse outro banco, será possível permitir o compartilhamento dos próprios dados, como histórico de crédito e de pagamentos, para receber uma oferta com melhores condições.

Vale frisar que o compartilhamento de dados dependerá do consentimento do cliente. Nessa primeira fase, serão compartilhados somente dados públicos, assim, não é necessário tomar nenhuma ação referente a isso.

Na opinião do fundador e diretor executivo do aplicativo Guiabolso, Thiago Alvarez, que faz parte do conselho deliberativo do BC para a implementação do open banking, a mudança é gigantesca.

“É igual à internet em 1993 ou 1994, quando começou a ir para o consumidor. Foi o momento que mudou o mundo? Não, o que vai mudando são as aplicações que você vai fazendo em cima. Aqui é a mesma coisa, não é da noite para o dia mudou tudo, mas vai mudar as possibilidades que você tem de construção”, comparou ele.

Conheça as próximas fases

A segunda fase do open banking está prevista para julho. A partir daí, as instituições poderão acessar informações de cadastro dos clientes, dados de transações e operações de crédito.

Na fase três, marcada para agosto, será disponibilizado o serviço de iniciação de pagamento entre instituições participantes. Ou seja, o cliente poderá movimentar a conta em uma instituição A por meio de um aplicativo da instituição B, por exemplo. Além disso, os participantes poderão encaminhar propostas de operações de crédito.

A quarta e última fase, a ser implementada em dezembro, vai abranger os dados que poderão ser compartilhados para operações de câmbio, seguros, investimentos e previdência, por exemplo.

Para ler a matéria de O Globo na íntegra, clique aqui.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre as fases do Open Banking? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp