Banco Central comunica vazamento de dados de mais de 2 mil chaves Pix

Este é o terceiro vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Isabella Proença
Isabella Proença

O Banco Central comunicou o vazamento de dados de 2.112 chaves Pix de clientes da Logbank Soluções em Pagamentos na última quinta-feira, 3. Com isso, sobe para três o número de vazamentos desde a criação do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

De acordo com informações fornecidas pelo Banco Central, o vazamento foi de dados cadastrais, que não têm impacto na movimentação de dinheiro. Dados protegidos por sigilo bancário, como senhas, saldos e extratos, não foram expostos.

Continua após a publicidade

2,1 mil chaves Pix foram vazadas

O vazamento aconteceu entre os dias 24 e 25 de janeiro, expondo os seguintes dados:

  • nome do usuário;
  • número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • instituição de relacionamento;
  • número da conta.

Todos os usuários que tiveram seus dados expostos serão notificadas, mas ainda não foi divulgado de que maneira as vítimas serão informadas. Ainda segundo o BC, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi notificada.

Vale ressaltar que o vazamento de dados não significa que todas as informações tenham sido expostas, mas sim que ficaram disponíveis para terceiros por algum tempo e podem ter sido copiadas.

O Banco Central informou que haverá uma investigação e que poderá haver punições, como suspensão, multa, suspensão ou mesmo o banimento da Logbank do sistema do Pix.

Pronunciamento da Logbank

A LogBank é uma empresa de meios eletrônicos de pagamentos pautada no modelo de negócio Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C).

Em nota, informou que suas plataformas digitais sofreram uma tentativa de invasão nos dias 24 e 25 de janeiro. Entretanto, afirmou que suas equipes de segurança contiveram o ataque e não houve nenhuma perda financeira por parte dos clientes.

“O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado”, destacou a companhia.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre o vazamento de dados de chaves Pix? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.