Auxílio Brasil exigirá inscrição ou atualização no CadÚnico; saiba como fazer

Além do CadÚnico, quem não recebe Bolsa Família precisa ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa e renda mensal total de até três.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para receber o Auxílio Brasil, programa que pretende substituir o Bolsa Família, será exigida a inscrição ou atualização no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para os trabalhadores informais de baixa renda. Segundo a Medida Provisória 1.061/2021, esse é um dos critérios para ter direito ao benefício.

Com informações da Agência Brasil.

Além do CadÚnico, quem não recebe Bolsa Família precisará ter renda mínima específica para se enquadrar no programa

Além dos dados atualizados no CadÚnico, quem não recebe o Bolsa Família precisará ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa (R$ 550) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3,3 mil).

De acordo com o Ministério da Cidadania, a migração para o novo programa será automática para quem recebe o Bolsa Família. Os valores das parcelas não foram definidos e só serão informados em meados de outubro. Isso porque parte dos recursos para o Auxílio Brasil dependerá da aprovação de um fundo que consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

Saiba como verificar o cadastro no CadÚnico

Para saber se uma família está cadastrada, é necessário atualizar as informações por meio do aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e iOS). A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.

Quem não tenho acesso à internet deve procurar algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico. O endereço mais próximo pode ser localizado no site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).

A falta de atualização leva à exclusão do registro no CadÚnico depois de quatro anos. Todos os anos, o governo federal revisa os dados e chama as famílias com informações desatualizadas para corrigirem a situação, sendo que, no momento da inscrição, elas se comprometem a atualizar os dados, no máximo, a cada dois anos.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o Auxílio Brasil? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Genilda Barbosa

    Bom dia eu gostaria de saber se eu tenho direito a receber pós estou sem trabalhar já tem 05.anos e recebo 150 do auxilio ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp