Início do ano terá aumento de vagas; veja áreas mais procuradas

Empresas de recrutamento esperam aumento do número de vagas já em janeiro. Destaque na procura está nos setores de tecnologia e saúde.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Após um 2020 de alta no desemprego, a expectativa é que o ano novo chegue com aumento no número de vagas disponíveis no mercado de trabalho. Empresas de recrutamento se mostram otimistas quanto à abertura de novas oportunidades entre dezembro e fevereiro.

O movimento é uma continuação das contratações de Black Friday e Natal. A expectativa é que a disponibilidade de vagas temporárias seja maior, devido ao momento atual de incerteza do mercado quanto à retomada da economia.

Alguns setores como tecnologia e saúde, que tiveram aumento de demanda neste ano devido à pandemia, terão destaque e maior número de vagas disponíveis. 

Informações são do G1.

Início de ano com aumento de vagas

Conforme recrutadores, as vagas que tiveram maior demanda em 2020 devem continuar o crescimento em 2021. Funções operacionais na área de logística, tecnologia e saúde devem ter maiores oportunidades.

Para o gerente de negócios do Banco Nacional de Empregos (BNE), José Luiz Tortato, maioria das vagas disponíveis deve ser temporária.

“As perspectivas são de mais vagas temporárias. A contratação é mais flexível neste momento de incertezas. Dessa forma, os empregadores se sentem mais confortáveis fazendo a contratação de temporários para uma demanda específica e com período de contrato definido”, disse, ao G1.

Outras empresas de recrutamento consideram que haverá crescimento de vagas mesmo para efetivos. 

Na Catho, a previsão é que a maioria das vagas seja em regime CLT. Em 2020, os cargos com maior abertura de vagas foram: fisioterapeuta hospitalar (725%), respiratório (716%), web developer (182%), analista de SAC (158%), vendedor de e-commerce (117%), repositor de perecíveis (116%), operador de call center (100%) e programador ADVPL (85%).

Setores mais buscados

Confira a lista de setores que devem ter maior aumento de vagas, conforme levantamento da InfoJobs:

  • Comercial, Vendas: 36,66%
  • Telemarketing: 21,13%
  • Logística: 7,65%
  • Administração: 5,16%
  • Industrial, Produção, Fábrica: 3,69%
  • Informática, TI, Telecomunicações: 3,20%
  • Construção, Manutenção: 2,92%
  • Alimentação / Gastronomia: 2,83%
  • Saúde: 2,83%
  • Serviços Gerais: 2,59%
  • Segurança: 2,08%

Gostou deste conteúdo e quer continuar acompanhando notícias sobre vagas de emprego e mercado de trabalho? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações Push para se manter sempre atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp