Início do ano terá aumento de vagas; veja áreas mais procuradas

Heloisa Vasconcelos
Heloísa Vasconcelos
empresário de terno, representando aumento de vagas
Empresas de recrutamento esperam aumento do número de vagas já em janeiro. Destaque na procura está nos setores de tecnologia e saúde.

Após um 2020 de alta no desemprego, a expectativa é que o ano novo chegue com aumento no número de vagas disponíveis no mercado de trabalho. Empresas de recrutamento se mostram otimistas quanto à abertura de novas oportunidades entre dezembro e fevereiro.

O movimento é uma continuação das contratações de Black Friday e Natal. A expectativa é que a disponibilidade de vagas temporárias seja maior, devido ao momento atual de incerteza do mercado quanto à retomada da economia.

Continua após a publicidade

Alguns setores como tecnologia e saúde, que tiveram aumento de demanda neste ano devido à pandemia, terão destaque e maior número de vagas disponíveis. 

Informações são do G1.

Início de ano com aumento de vagas

Conforme recrutadores, as vagas que tiveram maior demanda em 2020 devem continuar o crescimento em 2021. Funções operacionais na área de logística, tecnologia e saúde devem ter maiores oportunidades.

Para o gerente de negócios do Banco Nacional de Empregos (BNE), José Luiz Tortato, maioria das vagas disponíveis deve ser temporária.

“As perspectivas são de mais vagas temporárias. A contratação é mais flexível neste momento de incertezas. Dessa forma, os empregadores se sentem mais confortáveis fazendo a contratação de temporários para uma demanda específica e com período de contrato definido”, disse, ao G1.

Outras empresas de recrutamento consideram que haverá crescimento de vagas mesmo para efetivos. 

Na Catho, a previsão é que a maioria das vagas seja em regime CLT. Em 2020, os cargos com maior abertura de vagas foram: fisioterapeuta hospitalar (725%), respiratório (716%), web developer (182%), analista de SAC (158%), vendedor de e-commerce (117%), repositor de perecíveis (116%), operador de call center (100%) e programador ADVPL (85%).

Setores mais buscados

Confira a lista de setores que devem ter maior aumento de vagas, conforme levantamento da InfoJobs:

  • Comercial, Vendas: 36,66%
  • Telemarketing: 21,13%
  • Logística: 7,65%
  • Administração: 5,16%
  • Industrial, Produção, Fábrica: 3,69%
  • Informática, TI, Telecomunicações: 3,20%
  • Construção, Manutenção: 2,92%
  • Alimentação / Gastronomia: 2,83%
  • Saúde: 2,83%
  • Serviços Gerais: 2,59%
  • Segurança: 2,08%

Gostou deste conteúdo e quer continuar acompanhando notícias sobre vagas de emprego e mercado de trabalho? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações Push para se manter sempre atualizado.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.