O varejo tem traçado diversas estratégias para atrair clientes na Black Friday. Com a data chegando, na próxima sexta-feira, 27, é importante reconhecer essas táticas para se proteger de promoções não tão atraentes e compras por impulso.
Não é que as lojas sejam vilãs. Na verdade, o que ocorre é que, especialmente nesta data, todas elas estão disputando a atenção do consumidor — desde os pequenos negócios até os grandes varejistas.
O problema é que, diante de tudo isso, muitos se deixam seduzir pela retórica e acabam comprometendo seu orçamento mais do que deveriam na Black Friday.
Quais são as estratégias para atrair clientes na Black Friday
Abaixo, confira as 4 técnicas mais utilizadas para atrair clientes durante a Black Friday.
1- Novidade
Todos adoram novidades. A exposição a coisas novas aumenta a liberação de dopamina no cérebro humano, elevando a sensação de prazer.
É por esse motivo que marcas de tecnologia, por exemplo, vivem criando novas versões dos seus produtos e aproveitam a Black Friday para promover os itens recém-chegados.
2- Escassez como estratégia de atrair clientes na Black Friday
Sabe aquela urgência que te ataca ao ler a frase “só restam três unidades”? Ela também é proposital.
A percepção de escassez não só pressiona o consumidor a decidir rapidamente (com menos tempo para pensar), como também comunica o risco de perder uma oportunidade boa, que outras pessoas já aproveitaram.
3- Comparação
Pagar R$ 600 em um tapete te parece caro? E se, antes de ver esse anúncio, você tivesse visto outro tapete semelhante, porém um pouco maior, por R$ 1.600?
O primeiro preço que visto estabelece uma base de referência. A partir daí, o cérebro a utiliza para comparar.
De acordo com a economia comportamental, os seres humanos dificilmente fazem escolhas em termos absolutos, mas sim relativos.
É comum focar nas vantagens que um determinado item possui sobre o outro (e não nas suas vantagens isoladas) para atribuir valor.
Se for para comparar, o ideal é utilizar comparadores de preços como o Zoom e o JáCotei, que mostram preços do mesmo produto ao longo do tempo.
4- Antecipação
Quantas vezes as palavras “esquenta Black Friday” foram utilizadas nas últimas semanas? As lojas não diminuem os preços sem critério de quinta para sexta-feira, embora pudessem muito bem fazer isso, uma vez que a maioria das pessoas sabem que este será o maior dia de descontos.
Isso ocorre porque a antecipação faz parte do processo de felicidade. Os seres humanos ficam mais contentes com algum de tipo de evento quando são lembrados de que ele está prestes a acontecer.
Os e-mails e anúncios que você vem recebendo são parte dessa estratégia.
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