Conheça estratégias para atrair clientes na Black Friday

Dentre as estratégias que as empresas usam para atrair clientes na Black Friday, estão: comparação, novidade, escassez e antecipação. Veja!

Isabella Proença
Isabella Proença

O varejo tem traçado diversas estratégias para atrair clientes na Black Friday. Com a data chegando, na próxima sexta-feira, 27, é importante reconhecer essas táticas para se proteger de promoções não tão atraentes e compras por impulso.

Não é que as lojas sejam vilãs. Na verdade, o que ocorre é que, especialmente nesta data, todas elas estão disputando a atenção do consumidor — desde os pequenos negócios até os grandes varejistas.

Continua após a publicidade

O problema é que, diante de tudo isso, muitos se deixam seduzir pela retórica e acabam comprometendo seu orçamento mais do que deveriam na Black Friday.

Quais são as estratégias para atrair clientes na Black Friday

Abaixo, confira as 4 técnicas mais utilizadas para atrair clientes durante a Black Friday.

 1- Novidade

Todos adoram novidades. A exposição a coisas novas aumenta a liberação de dopamina no cérebro humano, elevando a sensação de prazer.

Continua após a publicidade

É por esse motivo que marcas de tecnologia, por exemplo, vivem criando novas versões dos seus produtos e aproveitam a Black Friday para promover os itens recém-chegados.

 2- Escassez como estratégia de atrair clientes na Black Friday

Sabe aquela urgência que te ataca ao ler a frase “só restam três unidades”? Ela também é proposital.

A percepção de escassez não só pressiona o consumidor a decidir rapidamente (com menos tempo para pensar), como também comunica o risco de perder uma oportunidade boa, que outras pessoas já aproveitaram.

3- Comparação

Pagar R$ 600 em um tapete te parece caro? E se, antes de ver esse anúncio, você tivesse visto outro tapete semelhante, porém um pouco maior, por R$ 1.600?

Continua após a publicidade

O primeiro preço que visto estabelece uma base de referência. A partir daí, o cérebro a utiliza para comparar.

De acordo com a economia comportamental, os seres humanos dificilmente fazem escolhas em termos absolutos, mas sim relativos.

É comum focar nas vantagens que um determinado item possui sobre o outro (e não nas suas vantagens isoladas) para atribuir valor.

Se for para comparar, o ideal é utilizar comparadores de preços como o Zoom e o JáCotei, que mostram preços do mesmo produto ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

 4- Antecipação

Quantas vezes as palavras “esquenta Black Friday” foram utilizadas nas últimas semanas? As lojas não diminuem os preços sem critério de quinta para sexta-feira, embora pudessem muito bem fazer isso, uma vez que a maioria das pessoas sabem que este será o maior dia de descontos.

Isso ocorre porque a antecipação faz parte do processo de felicidade. Os seres humanos ficam mais contentes com algum de tipo de evento quando são lembrados de que ele está prestes a acontecer.

Os e-mails e anúncios que você vem recebendo são parte dessa estratégia.

Esta matéria foi útil? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações diárias em primeira mão no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.