Startup lança aplicativo que calcula imposto devido em investimentos e lembra contribuinte de pagar o Darf

Lilian Calmon
Lilian Calmon
mulher com papéis e calculadora à mesa preenchendo formulário representando aplicativo que calcula imposto devido em investimentos
A startup DeclareFacil lançou um aplicativo que calcula o imposto devido em investimentos. Solução também lembra o usuário do pagamento do Darf.

A startup DeclareFacil, dona de soluções como plataformas para emissão do carnê-leão e de declaração do Imposto de Renda (IR), lança um aplicativo que calcula o imposto devido em investimentos e lembra o contribuinte de pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). 

O usuário pode escolher a opção de receber alertas com lembretes para gerar o Darf, a fim de evitar multas e juros por eventuais atrasos. 

Continua após a publicidade

Com informações do Valor Investe.

Saiba mais sobre o Darf

Semelhante a um boleto, o Darf é usado para o contribuinte pagar mensalmente os impostos devidos à Receita Federal, caso ele tenha tido lucro acima de R$ 20 mil em operações com ações ou ouro. 

Se o investidor tiver feito negociações em day trade (compra e venda de ativos no mesmo dia), os ganhos também são tributáveis, independentemente dos valores. Investimentos em outros ativos, como Brazilian Depositary Receipts (BDRs) e Exchange Traded Funds (ETFs) também estão sujeitos a tributação.

Quando o pagamento não é feito no respectivo mês, a multa é progressiva, mas limitada a 20%. Já os juros cobrados pelo atraso seguem a taxa Selic e são diários. Logo, quanto mais tempo o contribuinte demorar para pagar o Darf, mais caro ele será.

Conheça o DeclareFácil, aplicativo que calcula imposto em investimentos

O DeclareFácil tem como objetivo ajudar os autônomos a ficarem em dia e sem estresse com as obrigações fiscais.

Nos planos da startup está oferecer, ao longo do ano, o armazenamento de documentos e dados referentes à declaração do IR e o preenchimento e envio automático, a partir dos dados armazenados, da declaração do IR de Pessoa Física.

O aplicativo DeclareFácil está disponível para Android e iOS.

Aproveite e leia também: “Fisco moderniza e empresas poderão pagar Darf com PIX”.

Quer acompanhar as notícias sobre aplicativos de startups? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.