O suposto aniversário de 30 anos da Amazon é um novo golpe que está sendo compartilhado no WhatsApp nesta semana. Na mensagem, é dito que a empresa norte-americana está sorteando presentes com um link malicioso para um site que imita a interface do seu portal.
De acordo com a ferramenta de monitoramento de buscas na internet, Google Trends, o interesse por termos relacionados ao golpe surgiu no último domingo, 21, e chegou ao pico já na segunda-feira, 22.
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Para se ter uma ideia, a empresa de cibersegurança PSafe detectou mais de 54 mil acessos na URL maliciosa até as 16h de ontem.
A Amazon confirmou que a promoção é falsa e, em nota, declarou que “a empresa utiliza apenas os canais oficiais para se comunicar com clientes”.
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Com informações do TechTudo.
Suposto aniversário de 30 anos da Amazon convida vítima a girar roleta para sortear “prêmio exclusivo”
A URL maliciosa leva a uma página em que a vítima do golpe é convidada a girar uma roleta para sortear um “prêmio exclusivo”. O site ainda exibe um cronômetro para apressar quem o acessa, além de uma seção de comentários falsos parecida com o Facebook.
Então, a pessoa deve responder uma série de perguntas e compartilhar o link com 20 contatos do WhatsApp, aumentando o número de vítimas do golpe.
A empresa de segurança ESET alerta que, após enviar o link para amigos, o usuário é redirecionado para diversos sites de anúncios até chegar a uma página para baixar um plug-in de navegador. O download pode ser um arquivo malicioso ou mais anúncios.
O dfndr lab, laboratório de segurança da PSafe, diz que sites falsos costumam ser usados para roubar dados pessoais e bancários, viabilizando a aplicação de outros golpes, como fraude financeira.
Golpe segue método de outros já conhecidos, como o aniversário da Adidas
Esse golpe segue o método de outros já conhecidos, como o do aniversário da Adidas, afirmou a especialista em segurança de TI da ESET América Latina, Martina Lopez.
Dessa forma, é importante estar atento aos sinais de golpes repetitivos. Confira a seguir:
- Verifique o endereço enviado por mensagem, já que, muitas vezes, a URL do site autêntico é omitida.
- Saiba reconhecer quando uma promoção é boa demais para ser verdade.
- Confirme nos canais oficiais da empresa se uma determinada oferta existe mesmo.
- Lembre-se de que não é comum promoções pedirem compartilhamento por mensagem privada.
Em entrevista ao TechTudo, o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, aconselhou os usuários a protegerem seu celular com um antivírus, além de seguirem medidas de segurança ao fazer compras online, como verificar o CNPJ do e-commerce e o selo azul de contas oficiais nas redes sociais.
Confira a nota oficial da Amazon
“A Amazon leva a segurança de dados de consumidores muito a sério. A empresa utiliza apenas os canais oficiais para se comunicar com clientes. Não envia e-mails não solicitados pedindo informações pessoais, confidenciais ou senha. Encorajamos que qualquer contato com a Amazon seja feito por meio do Fale Conosco, no site Amazon.com.br.
Além disso, há uma página que ajuda a reportar mensagens falsas: https://amzn.to/3lCEWz8 (copie e cole no navegador) e outra que ajuda a identificar esses conteúdos: https://www.amazon.com.br/gp/help/customer/display.html?nodeId=G4YFYCCNUSENA23B.”
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