Calculadora ajuda consumidor a decidir entre alugar ou comprar um imóvel

Nova calculadora da plataforma QuintoAndar ajuda a tomar a decisão de alugar ou comprar um imóvel. Confira os detalhes sobre essa ferramenta.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Atualmente, os financiamentos imobiliários estão atrativos como nunca. Por isso, é normal ter dúvidas entre alugar ou comprar um imóvel. Pensando nisso, a plataforma QuintoAndar criou uma calculadora que pode ajudar a fazer essa escolha tão importante.

Abaixo, confira todas as informações sobre esse recurso.

Calculadora Alugue x Compre 

A nova ferramenta faz uma busca sobre o imóvel desejado no mercado imobiliário, analisando uma série de informações pessoais, tais como:

  • Valor do imóvel em comparação à renda mensal do cliente
  • Quanto o cliente pretende pagar de aluguel
  • Rentabilidade de possíveis investimentos
  • Condições de financiamento
  • Tempo que resta até a aposentadoria
  • Saldo do FGTS
  • Tempo que pretende morar no imóvel
  • Capacidade de valorização.

Além disso, o simulador também possui um campo avançado de edição, que permite que o usuário preencha dados sobre custo do TBI, registro do imóvel, inflação, custo para vender o imóvel e valor de manutenção anual.

E, caso o usuário não possua essas informações, o simulador usa a média do mercado como base, preenchendo os dados de forma automática.

Se a recomendação for o aluguel, a ferramenta mostra quanto deveria ser o valor de compra do imóvel para que a opção fosse mais vantajosa e vice-versa.

Em algumas situações, esse valor será bem menor do que a realidade do mercado, o que pode indicar que a compra ou aluguel, nesta situação em específico, valeria muito a pena.

Ademais, baseada em dados próprios, a ferramenta informa se as informações estão dentro ou fora da realidade de mercado quando o usuário preenche cada campo.

O serviço é gratuito e não leva mais que quatro minutos. Basta acessar o site e informar os dados solicitados.

Alugar ou comprar um imóvel: dúvidas sobre o simulador

A calculadora solicita alguns dados que podem ser complicados de estimar. Um deles é o “custos extras de locação”. Neste caso, a ferramenta faz uma recomendação de pesquisa no próprio site sobre alguns imóveis desejados, visto que todos os anúncios possuem essa informação.

Os custos extras de locação, geralmente, são seguro incêndio, seguro fiança e taxas eventuais da imobiliária.

Em relação ao dado de rendimento de aplicações, o melhor é colocar a média do rendimento da carteira de investimentos, pois a calculadora só faz uso desse campo para estabelecer o valor da entrada de um possível financiamento.

Pode ser relevante também colocar a expectativa do rendimento, uma vez que o rendimento futuro não será obrigatoriamente igual ao passado.

Outro campo que pode gerar dúvidas é o de valorização do imóvel. Para quem não tem uma expectativa mais certeira sobre o potencial do imóvel que pretende comprar, o simulador indica inserir a expectativa de inflação.

Além dos dados de mercado, o comprador pode considerar fatores regionais que valorizam o imóvel, como a construção de um shopping ou uma estação de metrô nas proximidades.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp