Conheça as ações preferidas dos brasileiros em 2020 e invista seu dinheiro este ano

As ações preferidas dos brasileiros em 2020 nem sempre registraram o melhor desempenho. Entenda por que elas ficaram nessa posição.

Escrito por Fabíola Thibes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Um levantamento da plataforma de consolidação de investimentos Fliper mostrou as ações preferidas dos brasileiros em 2020. A liderança do ranking ficou para a Itaúsa, que registrou uma queda de 16,99%.

A lista é formada pelas empresas que receberam o maior número de investidores no país. De acordo com o planejador financeiro e sócio-fundador da Fliper, Walter Poladian, a maior parte das ações são as blue chips.

Essa categoria é composta por companhias consolidadas, com alto valor de mercado e resilientes. Elas também têm alta liquidez e realizam a distribuição recorrente dos lucros.

Ações preferidas dos brasileiros em 2020

O ranking da Fliper é composto por 10 ações preferidas dos brasileiros em 2020. Veja quais são elas e como foi o desempenho individual:

  1. Itaúsa (ITSA4): –16,99%;
  2. Petrobras (PETR4): –7,14%;
  3. Via Varejo (VVAR3): 40,52%;
  4. Magazine Luiza (MGLU3): 109,78%;
  5. Banco do Brasil (BBAS3): –26,75%;
  6. Bradesco (BBDC4): –17,58%;
  7. Vale (VALE3): 70,49%;
  8. Itaú Unibanco (ITUB4): –15,20%;
  9. Weg (WEGE3): 120,19%;
  10. Oi (OIBR3): 155,81%.

Apesar do desempenho negativo, a Itaúsa ficou na liderança por ser uma indicação frequente dos analistas. Um dos motivos é o desempenho do papel estar atrelado ao do Itaú Unibanco.

No entanto, o valor por ação é mais acessível ao pequeno investidor. Isso porque o preço do papel já é descontado ao do banco.

Por sua vez, Via Varejo e Magazine Luiza foram grandes destaques e se consolidaram como duas das ações preferidas dos brasileiros em 2020. Apesar da pandemia de coronavírus, o investimento em vendas online fez com que elas se sobressaíssem.

Conforme Walter Poladian, a Magazine Luiza multiplicou o preço de mercado várias vezes nos últimos anos. Por isso, é “um case de disrupção do mercado e um dos grandes players que utilizam tecnologia para escalar seus negócios”.

O especialista ainda destaca que a Via Varejo é volátil, ou seja, oscila muito. Ainda assim, há expectativa de que as ações tenham altas consecutivas, como ocorreu com a Magazine Luiza.

Outros destaques

A Weg também teve uma alta expressiva, além de ser uma das ações preferidas dos brasileiros em 2020. Teve o segundo maior crescimento do Ibovespa devido às operações e às finanças bem estruturadas e à diversificação geográfica.

Já a Oi registrou uma alta significativa, mas ainda é uma incerteza. A operadora de telecomunicações passa por um processo de reestruturação após grande desvalorização nos últimos anos.

A queda parou até abril de 2020. A partir disso, especialistas de mercado começaram a recomendar o ativo. Os motivos foram:

  • título barato;
  • plano de recuperação judicial e reestruturação com potencial para reerguer a Oi.

A metodologia da Fliper identificou mais de R$ 35 bilhões em investimentos, presentes em mais de 350 mil contas cadastradas.

No ano passado, o total de contas de pessoas físicas na B3 cresceu 94%. Na soma, a bolsa de valores chegou a 3,2 milhões de investidores nessa categoria.

Quer continuar se atualizando sobre os investimentos financeiros? Então, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações push para receber as informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp